TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Mais-valia Sociologia Qual a Diferença Entre Preço e valor?

Por:   •  28/5/2021  •  Exam  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Isa Matuoka

Avaliação Mais-valia Sociologia

Qual a diferença entre preço e valor?

Marx em sua teoria, definiu valor e preço como conceitos correlacionados, entretanto com suas diferenças significativas. Determinar toda a quantidade de trabalho envolvida na produção de qualquer que seja a mercadoria consiste no valor, ou seja a consolidação do trabalho social. Já o preço, mostra-se como uma expressão monetária desse valor quando a mercadoria é posta em circulação no mercado em um processo de conversão do valor para o preço, sendo este afetado pelas forças do mercado.

Por que é “absurdo supor que o lucro (..) brota de uma majoração dos preços das mercadorias”?

Considerando que as forças do mercado, que impactam diretamente nas oscilações de preços, se equilibrem e assim o preço é correspondente de seu valor, Marx afirma ser um absurdo supor que o lucro vem de uma majoração de preços, uma vez que se é vendido uma mercadoria pelo seu valor real, não incorporando a ele um acúmulo de capital, isto é, um processo que não gera lucro.

O que determina o valor da força de trabalho?

No texto, Marx afirma que o valor da força de trabalho engloba todas as atividades de trabalho envolvidas para produzir uma mercadoria. Assim, considera-se toda a quantidade de trabalho necessária para a manutenção e sustento do trabalhador a fim de crescer e manter-se disposto.

Por que Marx afirma que “todo o trabalho é trabalho pago” no sistema capitalista é “aparência enganadora”?

Em sua explicação da mais-valia, Marx propõe a ideia de que nem todo o valor oriundo de um trabalho é desembolsado ao trabalhador, uma vez que as sobrehoras trabalhadas por ele gera um sobreproduto, a mais-valia, e esta é mantida pelo capitalista, para quem vendeu sua força de trabalho, construindo assim o alicerce da lógica capitalista. Assim, sem remuneração e a mais-valia sendo mantida pelo dono, cria-se essa aparência enganadora de que todo o dinheiro está sendo entregue ao trabalhador e, portanto, todo trabalho feito está sendo pago.

Como a teoria da forma-mercadoria pode servir de fundamento para a compreensão da mais-valia?

De acordo com a teoria da forma-mercadoria, o valor atribuído a uma mercadoria surge a partir da quantidade de trabalho envolvida, e assim, a mercadoria torna-se o elemento fundamental de troca da sociedade capitalista, onde tudo se transforma em mercadoria. Dessa forma, pode-se compreender o conceito de mais-valia uma vez que ela é resultado de um processo de troca, em que ocorre a exploração do trabalho para a geração de lucro para o capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com