TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mais Valia X O Preço do Amanhã

Por:   •  28/3/2017  •  Artigo  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 4

Mais Valia X O Preço do Amanhã

Desde criança estamos sendo preparados, formado para o mercado de trabalho, pois a não ser que seja herdeiro de uma grande fortuna, a concepção de uma necessidade de estudarmos não porque é bom construir conhecimento, mas porque o estudo é fator primordial e diferenciador para a nossa sobrevivência. Para posteriormente Trabalharmos 8 horas por dia, recebemos nosso salário todo final de mês para a manutenção de nossas necessidades. Mas tempo é dinheiro, você ganha mas ao mesmo tempo perde, paradoxo infindável. Assim como no filme as pessoas começam a lutar por sua sobrevivência ante o tempo a partir dos 25 anos de idade nossa formação no Brasil contando com o uma pós graduação termina por volta dessa idade e então a corrida pela busca de um bom emprego começa neste ponto também pelo menos ao que se refere a sua área de formação e no filme para driblar essa programação que se inicia a contagem desse tempo se esvaindo determinante para a sua sobrevivência, para isso acontecer é preciso ganhar tempo – literalmente e a tarefa não é das mais fáceis, uma vez que a sociedade é bem dividida entre os pobres, que trabalham, e os ricos dominantes.

Aqui podemos fazer uma analise a partir de um grande filosofo sociólogo chamado Karl Marx (1818-1883). Marx acreditava que a razão era não só um instrumento de apreensão da realidade mas, também, de construção de uma sociedade mais just, capaz de possibilitar a realização de todo o potencial de perfectibilidade existente nos seres humanos. Então a  partir de Marx começa a se falar em Ditadura do Proletariadouma ideologia que pressupõe a tomada do poder pelos operários como o único modo de reverter a exploração capitalista. O desenvolvimento do capitalismo suscitou uma série de ideologias que visam romper com a suposta exploração do sistema, o qual é representado pelo filme. Desde a Revolução Industrial, a organização do trabalho se alterou. Os trabalhadores perderam o controle dos meios de produção e dos produtos finais, passaram unicamente a vender a força de trabalho para a burguesia. Desta forma se criou um novo modelo de trabalho baseado na burguesia e no proletariado.

Foi Karl Marx quem estabeleceu as bases de uma nova ideologia responsável por influenciar em grande escala as aspirações dos trabalhadores. O marxismo colocou em cheque a relação da burguesia com o proletariado e difundiu a ideia de que os operários eram os únicos capazes de, após a tomada do poder, reverter o quadro exploratório. O sistema capitalista para existir depende da luta de classes, burguesia e proletariado só existem em função um do outro. Entretanto, nesse sistema, a burguesia é a privilegiada por ter controle dos meios de produção e ter o benefício de explorar a força de trabalho, o que resulta em benefícios privados. Marx dizia então que a burguesia se apropriava injustamente da diferença e contribuía para aumentar a distância social e econômica entre operários e patrões.

O diretor Andrew Niccol nos apresenta um mundo não tão diferente do nosso. Num mundo dividido por territórios (marginalizado e urbanizados; pobres e elitistas) algumas pessoas compram,buscam e morrem dia após dia por mais tempo para viverem. Para olhos e ouvidos que observam a realidade fictícia criticamente pode-se abstrair daqui um pedaço, para não dizer a realidade inteira, do mundo que vivemos. Pessoas com mais tempo, no nosso mundo: dinheiro e poder, gozando de uma vida regada de prazeres e luxo, onde do outro lado do país, como um exemplo mais específico temos a cidade de Belágua no Maranhão onde pessoas morrem por falta de “tempo”a falta de alimentação, educação, infraestrutura, saúde, lazer e, porque não, vida. Sim, está é a realidade tratada no filme O Preço do Amanhã. Um homem que por desespero busca derrubar o sistema e o monopólio dos magnatas do “tempo”, do petróleo, latifúndio, etc., no nosso mundo, vira alvo não apenas daqueles que detém esse poder, mas daqueles que gozam como terceiros do mesmo poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com