TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Aprendizagem em Ciências e Matemática

Por:   •  3/6/2018  •  Resenha  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal de Goiás

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Avaliação da Aprendizagem em Ciências e Matemática

Professores: Dra. Sandramara M. Chaves e Dr. Wagner W. Furtado

Aluno: Matheus Moreira da Silva

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

GOIÂNIA

2016

SILVA, Matheus Moreira. Texto Dissertativo: Avaliação Da Aprendizagem. 2016.

        Quando falamos e/ou pensamos em avaliação da aprendizagem nos remetemos à um sistema de verificação pela qual os alunos passam para a mensuração dos seus conhecimentos adquiridos. A avaliação enquanto método é um dos componentes mais importantes no processo de ensino e aprendizagem, utilizadas de diversas formas pelos professores. Percebe-se em diversas instâncias que as práticas avaliativas recaem, no interior das escolas, as discriminações, as disputas, as seletividades, as desqualificações entre outros termos – no qual, o mérito e o esforço escolar são confrontados ao sucesso, reforçando o individualismo e a competição entre alunos.

        Percebe-se, na maioria das escolas, que a avaliação é expressa como mecanismo de autoridade, cuja representação maior é a nota adquirida em todo processo educacional. Essa temática causa muita polêmica entre os envolvidos e os estudiosos, sendo este talvez, o motivo da pluralidade de definição/conceituação sobre o assunto. Nesse viés, é fundamental levar em conta o papel das variáveis secundárias, as questões culturais e epistemológicas no processo, procurando compreender as questões essenciais que encobrem essa temática.  

De fato, a avaliação da aprendizagem nos últimos tempos vem comprovando o nível de conhecimento que o aluno se encontra em determinado estudo e/ou série. A capacidade de absorção do mesmo na maioria das vezes é além do resultado/nota obtida nas atividades. Fato este, que está aquém da capacidade de compreensão e absorção dos conteúdos. Contudo, existe um sistema muito hierarquizado, na qual o professor se vê restringido em diversificar os meios avaliativos e as metodologias em virtude as suas capacidades de atuação profissional, cuja falta de autonomia reflete sua postura em sala de aula – na maioria das vezes.

Porém, precisamos mudar essa realidade/problemática, devemos eliminar os bloqueios tradicionais do ato de avaliar, pois assim, essas novas concepções e as novas práticas pedagogias possibilitaram uma maior compreensão das questões essenciais que estabelecem nesse campo, proporcionando assim, um maior aproveitamento disciplinar e uma melhor relação com o estudante. Deste modo, o professor que utiliza diversos instrumentos para avaliar e/ou acompanhar o processo de ensino/aprendizagem, é diferente “positivamente” do professor tradicional que se restringe somente a uma prova no final do processo. O professor deve refletir sobre diversas questões: Por que e para que/quem ensinar? Quais metodologias são mais apropriadas/adequadas para as circunstâncias? Quais aspectos devem ser julgados no processo de ensino e aprendizagem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com