TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aventuras da vida missionária: quando evangelizadores são evangelizados

Artigo: Aventuras da vida missionária: quando evangelizadores são evangelizados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

AVENTURAS DA VIDA MISSIONÁRIA: QUANDO EVANGELIZADORES SÃO EVANGELIZADOS

Os Missionários Combonianos foram acolhidos entre o povo Nuer, no Sudão do Sul, em 1996. Desde então eles assumiram os cuidados pastorais da Paróquia São José Operário na missão de Leer, a qual pertence à Diocese de Malakal e corresponde a uma extensa área territorial de quatro municípios. As pessoas que vivem na missão são todas da tribo Nuer, uma etnia do grupo Nilótico, também conhecidos como pastoralistas ou semi-nômades. O povo Nuer forma o segundo maior grupo étnico do Sudão do Sul e a sua maioria ainda não foi evangelizda. A missão de Leer, portanto, é uma missão de primeira evangelização, muito desafiadora e estressante, mas também é uma missão muito bonita e cativante.

Eu cheguei à missão de Leer em julho de 2010. Foi lá que iniciei minha aventura missionária na África. Uma aventura é normalmente algo vivido com muita animação e diversão, mas também pode ser uma situação a ser vivida de forma muito dramática. Recentemente eu vivi uma dessas experiências. Uma aventura daquelas que a gente nunca esquece. Estava acompanhado de um grupo de Missionários Combonianos, Irmãs Missionárias Combonianas e mais algumas outras pessoas. A estória aconteceu na missão de Leer, estado de Unity, numa região rica em petróleo que fica no Sudão do Sul, a nação mais jovem do mundo. Eu gostaria de partilhar essa estória com vocês.

Somos cinco Missionários Combonianos que trabalham na missãode Leer: Pe. Francesco Chemello (Itália), Pe. Raimundo Rocha (Brasil), Pe. Yacob Solomon (Etiópia), Ir. Nicola Bortoli (Itália) e Ir. Peter Fafa (Togo). As Irmãs Missionárias Combonianas que atuam em Leer são a Ir. Agata Catone (Itália), Ir. Carmirta Júlia (Equador), Ir. Laura Perina (Itália) e Ir. Lorena Morales (Costa Rica). Em janeiro de 2014 o seminarista Comboniano, Ketema Dagne (Etiópia) e o Pe. Michael Barton (USA) chegaram à missão para aprender a língua Nuer. Também os padres Stephen, Joseph Makuey e Ernest Adwok, da Diocese de Malakal (Paróquias de Mayom e Rubkona), foram acolhidos na missão e com eles um casal e uma senhora com sua filha de 17 meses. Chegaram a Leer fungindo da guerra. Todos viveríamos a mesma aventura e provação.

Antes, porém, aconteceram alguns fatos que eventualmente fizeram suscitar uma guerra civil no país. O Sudão do Sul tem apenas dois anos e meio de independência e passa por um processo de construção de nação. A independência aconteceu no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com