TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA

Monografias: BRINQUEDOTECA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 3

BTendo em vista a importância da Brinquedoteca como espaço lúdico, ao tratar o brincar de forma séria, e não supérflua, os Deputados da Câmara, Parlamento Brasileiro e os estudiosos palestrantes (2005, p. 10) ressaltam que,

[...] o brincar é um direito da criança, na brincadeira ela constrói, se elabora e se forma. Os valores pedagógicos, psicológicos e terapêuticos adquiridos pelas crianças mediante a vivência com o lúdico são incontestáveis, principalmente quando se sabe que o envolvimento com os brinquedos criativos é um bom investimento da sociedade em termos de política educacional e de saúde pública.

O objetivo da brinquedoteca é proporcionar momentos de exploração, de sentimentos, experimentações, imaginações e construção de normas, objetivando a resolução de conflitos que acometem através das brincadeiras. Diante da diversidade de propostas e objetivos que não limita-se a si mesmos, sendo flexíveis e regidos pelo interesse da realidade que está inserida. Segundo Santos (1997) elenca alguns dos objetivos no espaço Brinquedoteca:

[...] proporcionar um espaço lúdico, valorizando o ato de brincar de forma espontânea; resgatar o espaço e o tempo de brincar; possibilitar o acesso a brinquedos; orientar sobre a adequação e utilização dos brinquedos; desenvolver hábitos de responsabilidade; resgatar brincadeiras, incentivando sua valorização como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social; propiciar a construção de conhecimentos; estimular o desenvolvimento da concentração e atenção; oportunizar a expansão de habilidades e potencialidades; desenvolver a criatividade, a sociabilidade e a sensibilidade; incentivar a autonomia e o sentimento de auto-estima; repassar aos professores e às famílias informações sobre conhecimentos a respeito da importância do brincar e sobre o desenvolvimento do aluno na brinquedoteca. (SANTOS, 1997)

Oportunamente, a Brinquedoteca deve destinar-se à formação e construção da cultura lúdica, com inclusão de pessoas de todas as idades, gêneros e classe social e disposição ao brincar/aprender, de forma livre e prazerosa, com o manuseio de brinquedos, porém sob a supervisão ou mediação de um especialista, como o "brinquedista" ou o docente que conheça a essência e a função lúdica deste espaço.

A disseminação rápida das Brinquedotecas, ocasionou numa diversidade nos modos de concebê-la e nas funções a ela destinados. Conforme Santos (1995, p. 9),

[...] as brinquedotecas classificam-se em função de diferentes fatores, entre eles, a situação geográfica, as tradições e as culturas de cada povo, o sistema educacional, os materiais e espaços disponíveis, os valores, as crenças e os serviços prestados; entretanto, independente de cada tipo, é sempre preservado o aspecto lúdico como fator primordial que assegura o direito da criança de brincar.

Neste sentido, a Brinquedoteca na escola deve objetivar o ir além da infância, envolvendo toda a comunidade escolar, pois, além de ser um espaço de educação, é também de apreciação de brincadeiras, de compreensão e identificação de comportamentos adotados pelos participantes, para melhor conhecê-los.

RESULTADOS DA PESQUISA EM LOCUS EM IGACI-AL

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com