TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Beneficio de prestação continuada

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 O QUE É: BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC E QUAIS REQUISITOS PARA SUA CONCESSÃO

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é um benefício individual, para cidadãos brasileiros que atendem os critérios da Lei e que dele necessitam, este benefício é de caráter não vitalício e intransferível, ou seja, caso o titular venha a falecer os dependentes não receberão o benefício tendo em vista que o BPC não é uma aposentadoria e não dá direito ao 13º Salário. O valor do BPC é de 01 (um) salário mínimo mensal à pessoa idosa, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família.

Para a concessão deste benefício não é necessário ter contribuído com a Previdência Social, o solicitante deve comprovar que a renda mensal da família é inferior a ¼ do salário mínimo e a cada 02 (dois) anos o benefício deve passar por revisão bienal. O BPC é um benefício de assistência social garantido pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei Nº 8742, de 7 de Dezembro de 1993, Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

No caso de pessoas deficientes as mesmas devem passar por perícia médica junto ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. É de suma importância esclarecer que este benefício não pode ser concedido a qualquer cidadão que recebe benefício previdenciário público ou privado.

Para receber o benefício você pode requerer junto à agência do INSS mais próxima de sua residência, portando consigo os documentos pessoais necessários e todas as informações que forem prestadas devem ser de caráter verídico e atualizadas.

Segue a relação de documentos do beneficiário e dos familiares que devem ser apresentados no momento da inscrição no programa:

BENEFICIÁRIO FAMILIARES

Certidão de Nascimento ou Casamento; Documento de identidade, carteira de trabalho;

Documento de Identidade, carteira de trabalho ou outro documento de identificação com foto; CPF (se houver);

CPF (se tiver); Certidão de nascimento ou outros documentos que possam identificar todas as pessoas que fazem parte da família e suas rendas;

Comprovante de residência; e

Documento legal, no caso de procuração, guarda, tutela, ou curatela;

No ato da inscrição deverá ser preenchido o Formulário de Declaração da Composição e Renda Familiar, este documento faz parte do processo de requerimento.

Decorrido o processo dentro dos trâmites legais e feita a aprovação do benefício, dentro de 45 dias o pagamento do mesmo estará em conta e para saque, saque este feito com um cartão do programa somente para esta finalidade.

1.2 IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS E O PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS

O BPC se configura como mecanismo de segurança de renda, proporcionando consumo de bens básicos de saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com