TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bmw Vermelha

Trabalho Escolar: Bmw Vermelha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo de constituição e desenvolvimento das Políticas Sociais na sociedade capitalista contemporânea particularizando, o caso brasileiro e as políticas de natureza sócias assistenciais, que impulsionadas aonde vem alcançando centralidade na agenda social do país.

Hoje é a realidade de muita gente no Brasil, é muito difícil no mundo de hoje ganhamos alguma coisa e quando ganha ocorre uma situação assim, como uma pessoa que nunca dirigiu na sua vida de repente ganha uma BMW nova e não saber nem tira do lugar, e durante dois anos ele não pode vender. Ela só serve pra mostra para os amigos e vizinhança e o tempo acaba, mais a família humilde acaba achando uma serventia para a BMW. E com isso vamos mostra um pouco da desigualdade social.

ATIVIDADE 01

As classes sociais mostram as desigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos.

As políticas sociais fazem parte de um conjunto de iniciativas públicas, com o objetivo de realizar, fora da esfera privada, o acesso a bens, serviços e renda. Seus objetivos são amplos e complexos, podendo organizar-se não apenas para a cobertura de riscos sociais, mas também para a equalização de oportunidades, o enfrentamento das situações de destituição e pobreza, o combate às desigualdades sociais e a melhoria das condições sociais da população.

As formas de governo e de organização do Estado expressam nas suas políticas sociais, o reconhecimento de direitos, da cidadania e da justiça . Sem justiça e sem direitos, a política social não passa de ação técnica, de medida burocrática, de mobilização controlada ou de controle da política quando consegue traduzir-se nisto, pois na realidade, não existe direito sem sua realização. Do contrário, os direitos e a política social continuarão presa da letra da lei irrealizada.

O estudo de Assistência Social na realidade brasileira, a partir desta referência, supõe desvelar suas particulares relações com o campo da provisão social, inscrevendo-a no contexto mais amplo do desenvolvimento da Política Social no Estado brasileiro, em seu movimento histórico e político. A abordagem histórica é reveladora da interação de um conjunto muito rico de determinações econômicas, políticas e culturais. Nesta abordagem, não podemos deixar de observar em primeiro lugar, que o Estado brasileiro, como outros na América Latina, se construiu como um importante aliado da burguesia, atendendo à lógica de expansão do capitalismo e nesse sentido, as emergentes Políticas Sociais no país, devem ser apreendidas no movimento geral e nas configurações particulares desse Estado. Nesta perspectiva, o que pode ser constatado é que a Política Social surge a partir de relações sociais, que peculiarizaram a sociedade brasileira nos anos 30 do século passado, representando uma estratégia de gestão social da força de trabalho.

A Assistencia Social se situa na condição de intelectualtendo a predominância de uma classe sobre as demais onde se funda no quadro das práticas sociais, pois as relações sociais capitalistas alicerçam a dominação econômica, cultural, ideológica, política, etc.

Tendo que manter um padrão mínimo de vida para todos os cidadãos, como questão de direito social, através de um conjunto de serviços provisionados pelo Estado, em dinheiro ou em espécie.

Tendo origem no movimento social que se organizou no país a partir da década de 1970 visando fortalecer o processo de luta pela democratização do país, intensificaram-se com as emergências de novos atores sociais, novos tipos de associativismo e de movimentos sociais. É importante pensarmos que cada pessoa/profissional contribui com uma parte da sua história de vida, seja ela pessoal ou profissional, mas quando estas histórias chegam até você, somente você passa a ser o responsável pela sua utilização em sua formação profissional. Assim, nos anos 1990 privilegiaram uma interpretação segundo a qual uma sociedade brasileira aparecia não mas como espaço de demandas ou de conquistas de processo de deliberação e de implementação democráticos, e sim como espaço de solidariedade não estatais ou mesmo antiestatais.

Esta conquista dos assistentes sociais também possui suas exigências para o fazer profissional, ou seja, a atuação crítica e a competência teórica, que vem desmitificar a prática profissional, o cotidiano, e exige sua reflexão crítica na construção de estratégias de intervenção, nunca perdendo o foco das políticas sociais, que se pautam na justiça social e a democracia..

As desigualadas são fruto das relações, sociais, políticas e culturais, mostrando que as desigualdades não são apenas econômicas, mas também culturais. Participar de uma classe significa que você esta em plena atividade social, seja na escola, seja em casa com a família ou em qualquer outro lugar, e estas atividades ajudam-lhe a ter um melhor pensamento sobre si mesmo e seus companheiros.

O crescente estado de miséria, as disparidades sociais, a extrema concentração de renda, os salários baixos, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade, a violência, etc., são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais no Brasil.

O FILME

Imagina você ganha uma BMW nova do nada, e sua casa esta precisando de uma reforma, e você nem saber dirigir e não pode desfazer deste carro por dois anos, nem por locação, após a notificação do sorteio no caso o telegrama.

O impacto causado pela recém-chegada de uma BMW vermelha “novinha em folha” em uma comunidade pobre, onde nenhum membro da família premiada sabe dirigir e muito menos dispõe de renda suficiente para mantê-la.

O filme se passa numa favela em São Paulo, um lugar muito pobre onde as condições de vida não são boas e a desigualdade é claramente notada. O representante o comunica que na terça, pessoalmente a TV virá entregar o prêmio. No dia combinado chega à entrega do premio, as pessoas se aglomeram para ver a BMW de perto o simples fato de o carro estar estacionado na comunidade causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com