TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIENCIAS SOCIAIS

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP- Universidade Paulista

Fernanda de Oliveira Santos Rezende

RA: C647 JB-9

Artigo de Opinião

e

Texto argumentativo

Brasília

02 de outubro de 2015

Introdução

O presente trabalho irá abordar as estruturas e características do texto argumentativo e do artigo de opinião, com isso demonstrando como cada uma funciona e as suas finalidades tanto na comunicação como na produção de algum tipo de texto.

Dentro do artigo de opinião há o texto argumentativo pois o artigo de opinião como o próprio nome já fala é para expressar a opinião do autor, com isso tem que ter argumentos plausíveis e esclarecedores para que haja o entendimento da parte do leitor. Já o texto argumentativo não possui o artigo de opinião embutido em sua estrutura, está mais relacionado a argumentar e discutir sobre um certo tema.

 

Artigo de opinião

É um artigo de autoria própria a onde há apresentação de ideias e discursões sobre certos assuntos abordados.

O artigo de opinião é um texto argumentativo em que o autor expõe uma ideia e a defende com argumentos coerentes, sendo assim o autor deve ter cuidado ao escrever textos opinativos pois é de total responsabilidade do autor a veracidade do texto e de seus argumentos.

Encontramos o artigo de opinião em vários lugares no dia-a-dia como em jornais impressos, revistas, programas de rádio e programas de TV.  Esses artigos que se apresentam em programas de tv’s, jornais entre outros, a linguagem usada é uma linguagem informal para que haja um melhor entendimento do texto da parte dos interlocutores.

A estrutura do artigo de opinião

Apresentação do tema abordado com um ponto de vista a introdução e tese, a argumentação o desenvolvimento e procedimentos argumentativo é uma retomada da tese inicial ou sugestões são propostas, conclusão proposta de intervenção

 

Texto argumentativo

Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de ter um pensamento ou uma ideia coerente com o tema proposto. Os textos argumentativos sempre são feitos focando um destinatário.

O objetivo desse texto é convencer o leitor a acreditar na linha de pensamento e seguir a mesma linha de raciocínio do autor.

No caso de uma redação pelo fato do texto ser curto o escritor deve escrever um texto que prenda a atenção do leitor totalmente para que o interlocutor compre as ideias do texto rapidamente.

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas.

Uma boa argumentação só é feita se tiver uma boa organização é seguir linhas de organização textual por exemplo: os exemplos dados nos textos devem ter veracidade e devem ter coerência, se houver citações a pessoa que citou tal frase deve estar dentro de aspas e citado após a citação.

Os raciocínios do texto devem conter uma relação entre si e cada terminação devem continuar o que o outro afirma.

No início do texto deve ter uma tese e no meio desse desenvolvimento não pode haver contradição entre essa tese.

No final do texto as ideias devem ser coerentes com a tese da introdução, a conclusão deve ser prevista pelo interlocutor ao final do texto e ao final do texto deve existir uma concordância entre elas.

Estruturas do Texto Argumentativo

É bem parecido com o Artigo de Opinião, pois começa com uma introdução ao tema + uma tese logo em seguida vem o desenvolvimento com dois ou três argumentos e por fim uma conclusão onde irá acontecer o fechamento desse texto.

Saúde e os enfermeiros

A saúde pública ao mesmo tempo que apresenta melhoras apresentam também pioras, tanto nos leitos como na estrutura funcional hospitalar. Sem um bom local de trabalho para exerce a profissão com cuidado, carinho e prática os profissionais de saúde acabam sentindo um desanimo em atuar sua profissão em um local que não valoriza os servidores que possui.

Na época que a enfermagem surgiu, tecnicamente as “enfermeiras” não eram enfermeiras e sim prostitutas que eram mandadas para guerra para cuidar dos feridos de guerra, esse hábito de cuidar acabou virando uma profissão. Com isso foram surgindo escolas de enfermagem e hábitos de vida saudáveis e práticas de higienização foram criadas, houve também descobrimento de antibióticos com isso a saúde foi crescendo cada dia mais. Já na atualidade temos uma saúde boa mas o governo que à administra a saúde pública está precário e em vez de a cada dia evoluir para uma saúde digna para todos os cidadãos ela caminha dois passos para a melhoria mas essa melhoria acaba regride um passo. Com essa regressão os maiores prejudicados por essa saúde precária são os próprios funcionários da saúde e os clientes dos hospitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com