TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA POLÍTICA

Casos: CIÊNCIA POLÍTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta WEB Aula 4ciencias politica

Caso concreto

Tema: Estado para Max Weber

Analise a expressão ‘‘monopólio legítimo da força’’ utilizada para caracterizar o Estado.

Resposta: Segundo Max Weber a organização do Estado caracteriza-se por vários aspectos como, a implementação de um comando militar, a agregação de um monopólio do uso da força física, um sistema tributário, a administração burocrática. Ele atribuía ao Estado à capacidade de dominação, dessa forma e os indivíduos deveriam obedecer ao poder sem contestar. Weber ele também distinguia três tipos de poder para se atingir o domínio total dos indivíduos, o primeiro tradicional, o segundo poder real, e o terceiro o poder carismático, ele atribuía ao Estado os serviços administrativos , a função de legislar as leis, e dessa forma obter maior controle sobre os indivíduos. Considerava que era necessário um Estado ter uma estrutura organizada para que os indivíduos pudessem reconhecer a sua legitimidade específica.

WEB AULA 3

De acordo com o exposto acima marque a sequência correta :

a) Thomas Hobbes; Rousseau e John Locke. b) John Locke; Rousseau e Thomas Hobbes. c) John Locke; Hobbes e Rousseau.

d) Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau. e) Rousseau, Hobbes e Locke

Resposta: letra ( d )

Caso Concreto: Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes , Locke e Rousseau.

Resposta: Thomas Hobbes o homem não tem nenhum tipo de discernimento porque é egoísta, o Estado com autoridade absoluta seria necessário para evitar a guerra entre os indivíduos, sendo o pacto o expediente disponível ao individuo para a instituição do Estado e, consequentemente, da ordem garantidora da vida.

John Locke defende que a maioria chegue ao consenso, é este consenso que prevalece, ele estava preocupado com a soberania do Estado.

O poder civil nasce do consentimento, pois a condição natural de liberdade, de igualdade e de independência apenas se perde diante do assentamento manifestado em concordância com outros individuas. Ou seja, dá-se através de um contrato social (Locke, I82I: I07-I08).

Jean-Jaques Rousseau, o individuo é mais importante do que tudo que ele quer ter participação, o Estado é a soberania popular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com