TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  14/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  17.940 Palavras (72 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 72

[pic 1]

COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL COMERCIAL

DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

Guia de referência para educadores/as

Isa Ferreira

Ipnrfeavnenciidaae daadoelxepslcoerançcãiao[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]


[pic 10]

Este guia foi elaborado com a intenção de orientar todas as escolas, especificamente as que se localizam na região da tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai, sobre ações que podem concorrer à prevenção e redução drástica da violência sexual contra crianças e adolescentes em todas as suas modalidades.

Esta publicação integra um conjunto de ações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o combate ao tráfico e exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Desde setembro de 2001 até agosto de 2004, através do Programa Internacional de Erradicação do Trabalho Infantil (IPEC) implementa-se o Programa de Prevenção e Eliminação da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes na Tríplice Fronteira Argentina- Brasil-Paraguai; grande parte das atividades diretas são executadas em Ciudad del Este (Paraguai), Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazu (Argentina).

Financiado pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o programa desenvolve componentes de pesquisa; sensibilização; mobilização social; fortalecimento institucional; intervenção direta com as crianças, adolescentes e suas famílias; monitoramento e sistematização. Tudo isto num trabalho articulado com os governos locais e nacionais, sindicatos, empregadores, organizações não governamentais, igrejas e outros segmentos públicos e privados. O propósito da OIT com este tipo de programa é desenvolver ações integrais e multisetoriais que sirvam de referência à formulação de políticas permanentes para a erradicação do trabalho infantil, particularmente no que tange às definições da Convenção 182 sobre as piores formas de trabalho infantil.

Sabemos que as escolas e outras organizações envolvidas com programas de educação não formal podem jogar um papel determinante nesta luta. À medida que se integram às redes locais de combate à exploração sexual infantil, poderão ser espaços decisivos para uma ampla mobilização: educadores, estudantes, diretores, funcionários e pais são


[pic 11]

atores vitais nas ações de prevenção do problema; na proteção das crianças e adolescentes que se encontram capturadas pelas redes de exploração e na vigilância social para a necessária punição de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, se envolvem neste crime de violação dos direitos das crianças e adolescentes.

O guia está dividido em quatro partes: a primeira está voltada a informações conceituais, análise do problema e às orientações de como as escolas podem atuar na prevenção, na identificação de casos, na denúncia e no importante trabalho de reinserção escolar das crianças e adolescentes que foram vítimas desse delito e precisam ter seus direitos restituídos; a segunda parte expõe as principais características do problema, a forma de atuação das redes de exploração, como aliciam suas vítimas e alguns aspectos da legislação brasileira pertinente ao problema; a terceira parte, organizada por módulos, apresenta sugestões de atividades para a realização de um trabalho pedagógico com os alunos e alunas. Finalmente, na quarta parte se encontram referências e contatos de organizações que trabalham no tema e podem ser úteis a uma ação mais efetiva e sistemática de todas as escolas.

Por se tratar de um guia de referências conceituais e metodológicas não tem a pretensão de ser único; tampouco de esgotar o tema. É muito mais um convite a uma viagem de compromisso com a causa: combate radical à exploração sexual comercial infantil. Se sua utilização exigir outros aportes e adaptações, não exite em fazê-lo. Importante é não se omitir. Mãos à obra!


[pic 12]

Parte 1

Entendendo o Problema        5

O que é a Exploração Sexual Comercial Infantil        5

Impacto nas crianças e adolescentes        7

Causas e fatores que favorecem a exploração        8

sexual comercial infantil

Identificação de casos        12

O que fazer ao identificar um caso        14

Como a escola deve atuar na prevenção        16

Parte 2

Características da Exploração Sexual Comercial Infantil        19

Fatos e dados        19

Quem são os exploradores sexuais        22

Vítimas preferenciais de exploradores        23

A legislação sobre os crimes de exploração        24

sexual infantil

Parte 3

O trabalho pedagógico        27

Módulo 1 - Colagem        27

Módulo 2 - Pesquisa e Informação        29

Módulo 3 - Entrevistas e pesquisas de opinião        35

Módulo 4 - Dramatização e teatro        38

Módulo 5 - Redação Criativa        39

Invente novas atividades        43

Parte 4

Referências e contatos        44

Organizações, programas e redes de atuação        44

Outras instituições que fazem parte desta rede        57

Outras páginas na Internet

Referências bibliográficas        64


5[pic 13]

Parte 1

Entendendo o problema1

A tarefa de erradicar a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes não é simples; muitas dificuldades precisam ser enfrentadas. Há mecanismos sociais para tornar o problema invisível: o preconceito da sociedade frente às crianças e adolescentes em situação de exploração transforma vítimas em infratores; o desconhecimento das características e dimensões do problema; a debilidade das políticas de proteção à infância e adolescência; a impunidade dos exploradores; o silêncio e alto nível de tolerância social ao problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (122.8 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 71 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com