TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abuso sexual criança e adolescentes

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

MARIA DANIELA MARQUES

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO[pic 10][pic 11]

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

        

  1. A instituição e área em que foi desenvolvido o projeto de ação (contextualização do espaço socioinstitucional);

Instituição onde foi realizado o projeto de ação foi o Espaço do Saber, onde é executado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), está localizado em um dos bairros mais populosos de Coxim, são oferecidas as atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). O SCFV conta com uma equipe de Facilitadores, Orientador Social e um técnico referenciado de cada equipamento; CRAS Senhor Divino, CRAS Piracema e CREAS.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Os usuários que frequentam o serviço de convivência são crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram algum tipo de violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

b)         Apresentação dos principais aspectos da situação problema apresentados e os objetivos propostos;

A realização deste projeto de intervenção é devido à quantidade de casos referente ao abuso sexual de criança e adolescente no qual acompanhei durante o meu estágio relacionado a crianças e adolescentes, que frequentam o SCFV e na maioria dos casos a falta de informações para a família, o apoio é o fator agravante e isso representou pra mim uma intervenção urgente, por isso os objetivos principais de conscientizar e trabalhar a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, distinguir os conceitos de abuso sexual e o perfil e o comportamento do abusador, orientar como proceder se for vítima ou souber de algum caso. Foi realizado com as crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também com os seus pais e/ou responsáveis.

         

  1. Descrever de forma concisa o envolvimento da equipe (alunos/profissionais) na execução do projeto de intervenção.

        A execução do projeto foi articulada com a rede, participaram equipe técnica do CRAS e CREAS, estagiarias e equipe do Serviço de convivência também contou com parcerias como Conselho Tutelar, rádios locais.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Relatar como foi realizado o projeto de intervenção; Explicar e detalhar a metodologia utilizada atendendo os requisitos e informações necessárias para a realização da ação de acordo com o que foi planejado: (da metodologia, ou seja, a descrição do processo: o que foi feito e como foi realizado).

O projeto foi executado na rotina diária do serviço de convivência, durante as oficinas ministramos palestras com a participação de um Psicólogo e Assistente Social, realizamos uma reunião mensal com os pais e/ou responsável e as crianças e adolescentes onde toda a equipe do serviço de convivência participou e as equipes técnicas CRAS e CREAS, conversamos sobre a prevenção de qualquer tipo de violência, sobre a importância dos pais participarem diariamente na vida dos seus filhos, trocamos vivências e experiências; utilizamos dinâmica quebra gelo. Durante a semana as 18h00min horas fizemos panfletagem nos principais pontos da cidade, participamos uma vez por mês nos programas da rádio FM pantaneira esclarecendo dúvidas e frisando a importância de conscientizar contra o abuso sexual de crianças e adolescentes o ano inteiro.

  1. Descrever a analisar criticamente o processo de participação do público beneficiado com a execução do projeto de intervenção no Estágio III. O público alvo foi beneficiado com a execução do projeto? De que forma? O problema foi definido de maneira clara e a população demandatária compreendeu de forma objetiva a sua proposta de intervenção?

Os usuários conseguiram compreender como é relevante a participação na vida dos seus filhos, como é o trabalho desenvolvido por cada equipe, através do projeto tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho de cada um, pois devido à falta de informações muitos não sabem qual é a função do conselho tutelar, por exemplo.

        O publico alvo foi beneficiado com o projeto, pois foram conscientizados que existem trabalhadores da área social que lutam diariamente para tentar reduzir os casos numerosos das estatísticas, o preconceito, os traumas, etc. Conseguimos despertar a importância de sempre trabalhar com o tema de prevenção, levar a informação e alertar todos na disseminação e luta ao combate da violência sexual de crianças e adolescentes. Através dessas ações a família e comunidade aprenderam a participar mais na proteção e desenvolvimento de suas crianças e adolescentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com