TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por:   •  29/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

 dia nacional contra o

 abuso sexual de

 crianças e adolescentes.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado dia 18 de maio com diversas ações realizadas do Governo Federal sobre a importância do enfrentamento à violência. Entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de 0 a 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil – uma média de 7 mil por ano. Além disso, de 2017 a 2020, 180 mil sofreram violência sexual – uma média de 45 mil por ano. “A violência contra crianças e adolescentes é um problema grave, que precisa ser cada vez mais discutido por nossa sociedade. São vítimas dentro de suas próprias casas enquanto são pequenas e sofrem com a violência nas ruas quando chegam à pré-adolescência. As crianças e adolescentes tem sido gravemente abusada sexualmente  contra a sua vontade,  de acordo com a pesquisa realizada no Brasil, as  principais vítimas de abuso sexual são as crianças de 1 a 5 anos de idade  , por que sua mente e inocente para saber raciocinar o que estão fazendo com elas , muitas crianças e adolescentes no brasil tem sido abusados sexualmente por pessoas de dentro de sua própria casa principalmente por  seus padrastos ,quando o primeiro  relacionamento de suas mães não deu certo  ou ate mesmo pelos seus pais  que convivem com elas no seu dia a dia mais as crianças ainda inocentes para saber o que é isso não contam para suas mães mas na fase da adolescência quanto suas mentes já estão quase formadas por completo já entendem qual a gravidade da situação , muitas vezes não podem alertar a algum de seus responsáveis ,  tanto porque estão sendo ameaçadas por o abusador ou ate mesmo por medo e vergonha  , e por isso muitas vezes isso vai bem mais além e não param de ser abusadas por não terem a coragem ou ate mesmo o não poder falar pra alguém  o que esta acontecendo , e quando tem a chance  de falar seus responsáveis não acreditam principalmente quando são as crianças falando , e pelo fato de não tomarem uma atitude, ainda tem as doenças graves que a maioria dos adolescentes tem agora que é depressão e a ansiedade onde   alguns casos que essas doenças se agravam demais, onde não comem ,não tomam banho, e aonde se agravam mais ainda ,de tanto sofrimento que esses adolescentes sofrem,tem as tentativas de suicídio que acontecem dentro de casa ou ate mesmo na rua onde se jogam em frente de carros ,caminhões, motos ou ate mesmo ônibus, e quando esses abusos não param  adolescentes engravidam  por meio de abuso em festas que eles vao ou ate mesmo em casa,  teve casos ate de crianças engravidarem .

Sinais de violência sexual

De uma hora pra outra, a criança que ia bem na escola passa a tirar notas baixas. Ou deixa de brincar com os amigos e fica mais introspectiva. Se é pequena, pode voltar a usar fraldas ou demonstrar pavor quando chega perto de algum parente. Existem vários sinais de que uma criança ou adolescente pode estar sofrendo alguma violência ou abuso sexual. Mas muitos desses casos, que poderiam ter sido evitados, ficam escondidos dentro dos lares.

Se você identificou sinal de violência em alguma criança, o primeiro passo é ouvi-la sem julgamentos e acolhê-la, estabelecendo uma relação de confiança e proteção. É importante que ela entenda que não vai ser punida se contar alguma situação ruim pela qual está passando. Isso porque muitas das vítimas de abuso ou maus-tratos sofrem ameaças para não revelar a violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com