TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Trabalho acadêmico: CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO...............................................................................5

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS..................................................................5

2.3.1 CAPITAL SOCIAL...............................................................................................5

2.3.2 CAPITAL DE TERCEIROS..................................................................................6

2.4 ANALISE DE MERCADO.......................................................................................6

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO...........................................6

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO..............................................................................7

2.6.1 MONOPOLIO......................................................................................................7

2.6.2 CONCORRENCIA IMPERFEITA........................................................................8

2.6.3 OLIGOPÓLIO......................................................................................................8

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL...................................................................................8

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

4 REFERENCIAS.......................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é saber sobre o contexto empresarial, onde será abordado sobre funções administrativas, patrimônio, fontes de recursos, análise de mercado e outros itens relacionados ao tema. Temos as funções administrativas que foram abordadas primeiramente por Henry Fayol, pioneiro nesta teoria, onde aborda os atos de planejar, dirigir e controlar, a fim de auxiliar o gestor em certas decisões. Apresenta também o entendimento de capital social e capital de terceiros, onde é dividido em várias etapas. Ao analisarmos percebemos que a parte fiscal é apenas uma parcela da imensa contribuição da contabilidade para a responsabilidade social. Vamos portanto, analisarmos todos esses conceitos de acordo com as teorias e informações obtidas para compreender os processos e exemplificar alguns casos.

Com o exposto no seguinte artigo, uma empresa não vive sem contabilidade, pois sem ela, as coisas podem sair do controle.

Segundo Padoveze, a contabilidade caracteriza-se, essencialmente, por ser a ciência do controle. Porém, é importante ressaltar que o conceito de controle contábil não é conceito apenas de controle a posterior. A função contábil na empresa e, consequentemente, sua grande importância implicam um processo de acompanhamento e controle que perpassa todas as fases do processo decisório e de gestão e, seguramente, as etapas do planejamento.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.

A funções administrativas são definidas por quatro elementos básicos do processo administrativo, elementos esses desenvolvidos por Henry Fayol, que são os seguintes: planejamento, organização, direção/coordenação e controle.

O planejamento consiste nas decisões de acordo com os objetivos da empresa, ou seja, desenvolver planos específicos para cada setor da organização e procedimentos a serem executados por setores inferiores.

A organização é onde reúne e coordena recursos para atingir o objetivo da organização, estruturando as empresas em suas relações funcionais e pessoais, sendo muito utilizado o organograma como representação gráfica.

A direção/coordenação consiste na maneira de guiar as pessoas para que suas atividades sejam executadas da melhor maneira possível e que se tenha o resultado esperado.

E por último, o controle, onde as atividades são monitoradas para se ter a certeza de que elas estão sendo realizadas de maneira correta podendo sofrer interferências para que sejam corrigidos erros, caso houverem.

Fayol definiu seis grupos de operações que podem ser encontrados em toda empresa, quais sejam:

• Função Comercial – envolve as atividades relacionadas a compra, venda e a permuta de produtos e suprimentos;

• Função Financeira – é constituída pelas atividades relacionadas a captação e gestão de recursos financeiros;

• Função Segurança – envolve as atividades relacionadas a proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores contra acidentes em geral e também contra greves e afins;

• Função Contábil – são atividades relacionadas com os registros contábeis e a produção de documentos tais como balanços, balancetes, etc;

• Função Administrativa – nessa função todas as outras estariam englobadas e que nenhuma das demais funções teria a obrigação de formular programas de ação geral, definição esta dada por Fayol;

• Função Técnica – constituída pelas atividades diretamente.

Fayol defendia a especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção e aumentando a produtividade.

Deu ênfase, ainda, na estrutura organizacional, tendo como base a visão do homem econômico em busca da melhor eficiência possível, utilizando a manipulação dos trabalhadores através de incentivos materiais e salarias, focando seus estudos na unidade de comando, autoridade e responsabilidade.

2.2 – CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Patrimônio “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém” . Refere-se a dois aspectos do patrimônio, sendo eles qualitativo e quantitativo.

Patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com