TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Artigo: CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO 3

2. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

3. CONCEITO DE PATRIMÔNIO 6

4. FONTES DE RECURSOS 7

5. ANÁLISE DE MERCADO 8

6. DEMANDA OFERTA DE EQUILÍBRIO DE MERCADO.........................................8

7. ESTRUTURAS DE MERCADO.....................................................................................9

8. CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL..............................................................................10

9. CONCLUSÃO..................................................................................................................11

10. REFERÊNCIAS..............................................................................................................12

INTRODUÇÃO

O sucesso de uma empresa depende de um bom líder, que é quem comanda, chefia, orienta, direciona e apoia o seu grupo de trabalho na execução das atividades propostas. Devido a uma boa liderança, problemas como insatisfação de funcionários, descontrole de estoque, atrasos com relação a mercadorias e falta de organização são minimizados ou extintos.

Uma empresa bem gerenciada só tem a ganhar. Através de um bom líder, há um controle maior com relação a gastos, despesa com pessoas, insatisfação de funcionários, estoque, etc., já que ele está preparado para situações adversas e sempre pronto para tomar iniciativas enérgicas que resultam em uma qualidade de serviços extrema.

Da mesma forma que se mobiliza e motiva nações inteiras, na busca por um objetivo melhor para a empesa.

...a contabilidade caracteriza-se, essencialmente, por ser a ciência do controle. Porém, é importante ressaltar que o conceito de controle contábil não é conceito apenas de controle a posterior. A função contábil na empresa e, consequentemente, sua grande importância implicam um processo de acompanhamento e controle que perpassa todas as fases do processo decisório e de gestão e, seguramente, as etapas do planejamento. (Padoveze, 2003 p.315).

conceito de funções administrativas

A administração é um campo complexo. Não é procedente que as pessoas envolvidas ainda tenham de enfrentar outros tipos de limitações e aparentes contradições na tarefa de alcançar seus objetivos.

A teoria é uma maneira de organizar o conhecimento e as experiências de tal modo que a prática possa ser aperfeiçoada por averiguações dos princípios e aplicação dos elementos fundamentais.

“planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICK, 1995 P.169).

Fayol, citado por MAXIMIANO (1981), com a autoridade conferida pelos primeiros ensinamentos relacionados ao processo administrativo, até hoje aceitos, indica-nos que a atividade ou função administrativa é muito importante dentro da organização, integrando e harmonizando cada um dos elementos:

• Planejar é visualizar o futuro e traçar o programa de ação;

• Organizar é constituir o duplo organismo material e social da empresa;

Comandar é dirigir e orientar o pessoal;

• Coordenar é ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços;

• Controlar é verificar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas.

Dentre os pensadores da Administração não foi encontrada nenhuma contradição em relação à proposta inicial de Fayol. Citamos KOONTZ e O’DONNEL (1989), que indicam, apesar de algumas variações, que os elementos fundamentais da administração se baseiam no Planejamento, Organização, Seleção e colocação de pessoal, Direção e Controle.

Numa visão básica de administração, é conveniente destacar-se o papel desempenhado no processo por cada uma das funções mencionadas, uma vez que estas são comuns a todas as instituições, entidades, clubes, empresas, etc.

O mundo do trabalho hoje não é nada parecido ao que era há uma ou duas décadas. A mudança tornou-se o assunto dominante com o qual se defrontam todos os gerentes.

As principais mudanças que estão transformando a economia consistem em: globalização, revolução tecnológica especialmente nas áreas da computação, telecomunicações e informação, crescimento de alguns setores e declínio de outros, diversidade cultural, mudanças na expectativa da sociedade, aumento do espírito empreendedor e clientes mais exigentes, inconstantes ou infiéis.

Entretanto, as chances podem ser aumentadas mediante o conhecimento dos fatores causadores da resistência e dos mecanismos existentes para a condução das mudanças, bem como do planejamento e a execução adequada, tópicos abordados nos currículos dos cursos de Administração.

conceito de patrimônio

De acordo com Marion (2009 p, 37),

o termo patrimônio significa a principio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em Contabilidade esses valores a receber são dominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações referentes aos bens ou direitos.

Patrimônio tem o sentido amplo: por um lado significa o conjunto de bens direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa: por outro lado inclui as obrigações a serem pagas. (Marion, 1998, p30).

• BES: São as coisas em geral capazes de satisfazerem as necessidades humanas, suscetíveis de avaliação econômica, da visão contábil, pode se definir como bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com