TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Projeto de pesquisa: CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: 5

2.2 TEORICO QUE DESENVOLVEU 5

2.3 PINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 6

2.4 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 7

2.5 TRÊS AUTORES 7

2.6 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 7

2.7 CAPITAL SOCIAL 7

2.8 CAPITAL DE TERCEIROS; 8

2.9 ANALISE DE MERCADO 8

2.10 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO; 9

2.10.1 A Demanda de Mercado 9

2.10.2 Estrutura de mercado 9

2.11 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL; 10

3 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Diante da grande competitividade percebida no mercado globalizado, as organizações vêm mantendo estratégias e ações, que visam a busca de novas oportunidades de negócios e investimentos que possam assegurar sua sobrevivência no longo prazo. sua estruturação de informações organizacionais e ações empreendedoras, evidenciam por seu perfil de investimentos e geração de empregos numa visão de longo prazo.

A pesquisa é classificada como qualitativa, em função da abordagem do problema, e exploratória em função dos seus objetivos.

. Em um cenário de inovações e mudanças econômicas, pode-se perceber que os empresários de modo geral enfrentam muitas dificuldades. Na região este contexto não é diferente. Embora sejam empresas de pequeno e médio porte, não pode ser descartada sua relevância em níveis econômicos, políticos e sociais, gerando emprego e participando do crescimento e do desenvolvimento econômico da região Diante da competitividade percebida no mercado globalizado, grande parte das organizações vem mantendo estratégias e ações, que visam à busca de novas oportunidades de negócios e investimentos. Para se manterem no mercado, as empresas procuram alternativas com o objetivo de melhorar seus processos e aumentar seus resultados.

No Brasil, a partir da abertura comercial, as mudanças e a reestruturação das empresas e profissionais tornaram-se inevitáveis. Para ser competitiva, a empresa precisa investir em tecnologia avançada e qualificação profissional, necessita adaptar-se a nova realidade. A indústria brasileira hoje está se tornando mais forte, com muito sucesso de empreendimentos, em alguns setores, competindo no mercado mundial de igual para igual com até então empresas líderes. Além dos investimentos necessários, essas empresas transformaram visão com inovação e talento para conseguir quebrar paradigmas, em um mecanismo para superar o atraso tecnológico de forma dinâmica e arrojada (DORNELLAS, 2001, p 25).

Estudos têm demonstrado as altas taxas de desemprego que assolam o país, evidenciando-se principalmente no estado de São Paulo, no ano de 2004, segundo dados do SEBRAE, (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com aproximadamente 1,92 milhões desempregados. Vários são os fatores que contribuíram para esses índices, tais como:

O aumento da expectativa de vida da população, maior tempo de contribuição previdenciária para a efetivação da aposentadoria e, principalmente, devido às altas taxas impostas nas cargas tributárias, tanto nas atividades comerciais e de serviços como no setor industrial. O aumento da carga tributária, bem como a baixa capacitação de alguns empreendedores, podem ser atribuídos como elementos impactantes no baixo tempo de sobrevivência das empresas no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas:PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas,definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos e funções etc.É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e sub- divisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnica se administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados.O

2.2 TEORICO QUE DESENVOLVEU

Em sua Teoria Geral da Administração, nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.

Os dois defendiam uma visão mecanicista, de pontos de vista diferentes. Foi exatamente assim que o engenheiro americano Taylor enxergava a organização de uma empresa de baixo para cima e o Francês Fayol, de cima para baixo.

A chamada administração científica começou a contribuir realmente com a ciência da administração através de observações empíricas realizadas no período da Revolução Industrial. A administração científica contribuiu bastante com a evolução do estudo dos processos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física.

Talvez por isso, e levados pela necessidade de acompanhar a evolução do desenvolvimento industrial crescente, eles não tenham atinado para os aspectos humanos da administração.

2.3 PINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surgi a arte e o exercício de administrar.

Depois no Egito, Ptolomeu planejou e dimensionou um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com