TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Projeto de pesquisa: CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais pequenas e medias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que há um crescimento dessas empresas, há a necessidade de aprofundarmos o nosso conhecimento sobre alguns conceitos que são fundamentais em toda empresa. Esse trabalho irá abordar alguns conceitos importantes dentro do contexto empresarial. Neste trabalho veremos o conceito das funções administrativas que são de suma importância na administração de uma empresa, veremos o conceito de patrimônio, e outros conceitos importantes e destacaremos também como o capital de uma empresa poder ser constituído, verificaremos o que vem a ser análise de mercado e a importância da contabilidade social como ferramenta de informação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As empresas podem ser formais ou informais, com ou sem fins lucrativos, pequenas, médias ou grandes, mas independentemente de sua classificação ou categoria ela precisará ser administrada.

Para que o administrador administre bem uma empresa é muito importante que ele exerça algumas funções administrativas. Mas para exercer bem as funções da administração ele precisa saber o conceito de funções administravas e quais são essas funções que deve ser exercida por ele.

Um dos conceitos que nos deixa bem claro que é funções administrativas é o conceito de Reinaldo O. da Silva.

As funções da Administração são aquelas atividades básicas que devem ser desenvolvidas por administradores para alcançar resultados determinados e/ou esperados pelas organizações. (SILVA, 2008, p. 9).

Agora que sabemos o conceito, vamos ver detalhadamente quais são essas funções administrativas. As funções administrativas são: planejamento, organização, direção e controle.

Planejamento:

Planejamento e definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado. (KAWASNICKA, 1995, p.169).

Organização: é o processo de designação de tarefas, de agrupamentos de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos.

Direção: influencia para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação e persuasão dessas pessoas.

Controle: função que se encarrega de comparar e desempenho atual, com os padrões predeterminados, isto é, com o planejado.

Exercendo todas essas funções de maneira eficiente com certeza o administrador terá excelentes resultados a frente da empresa.

2.1.1 Conceito de Patrimônio

O patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade, que tem como objetivo também analisar, mensurar, controlar e registrar o patrimônio das entidades.

Faz-se necessário esse objetivo da contabilidade porque o patrimônio de uma entidade pode se alterar. Essas alterações são possíveis devido os registros dos fatos contábeis realizados pelas empresas.

Alguns autores nos conceituam o termo patrimônio de forma bem clara sem nos deixar dúvidas sobre o que vem a ser o patrimônio.

Complexo de bens, materiais ou não, direitos, ações, posse e tudo mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível e apreciação econômica. (FERREIRA, 1994, p. 488).

Enquanto Ferreira define como um complexo de bens e tudo mais que pertença há uma pessoa ou empresa, e seja suscetível de apreciação econômica, Padoveze define apenas como:

Conjunto de riquezas de propriedade de alguém (PADOVEZE, p. 36)

Já Athar em sua definição ele acrescenta as obrigações, ou seja, os compromissos com terceiros também faz parte do patrimônio.

É o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados ás entidades (ATHAR, 2005 p 7)

2.1.2 Fontes (origens) de recursos

A constituição de uma empresa se dar por meio de recursos, ou seja, para que uma empresa possa se constituir ela precisará de recursos financeiros, mas de onde virão esses recursos? Normalmente esses recursos serão fornecidos pelos proprietários ou acionistas para formação do patrimônio da empresa, com o capital investido pelos sócios a empresa poderá adquirir o material necessário para se desenvolver no mercado. Este capital investido chamamos de capital social. O capital sócia faz parte do patrimônio liquido da empresa.

O capital social, financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social.(Wikipédia)

As contas contábeisa analíticas do capital social podem ser de cinco tipos:

Capital social autorizado (conta de controle)

Capital social subscrito (conta patrimonial)

Capital social a subscrever (conta de controle)

Capital social integralizado (conta patrimonial): Valores já efetivamente enviados para a entidade

Capital social a integralizar (conta patrimonial): Valores ainda não enviados para a entidade, porém acertados previamente mediante contrato para que sejam enviados.

No decorrer de suas operações, empresa também utilizará recursos de terceiros, ou seja, Capital de Terceiros que é o valor devido á fornecedores de mercadorias por compras a prazo, ou a bancos por empréstimos contraídos, ou seja, é o dinheiro de pessoas que não possuem relação alguma com a empresa, sendo utilizado para mantê-la

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com