TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Projeto de pesquisa: CONCEITOS DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.106 Palavras (13 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 CONCEITOS DE PATRIMÔNIO ...........................................................................7

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSO ...................................................................7

2.4 ANÁLISE DE MERCADO ......................................................................................9

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO ........................................10

2.5.1 Demanda de Mercado.......................................................................................10

2.5.2 Oferta de Mercado ............................................................................................10

2.5.3 Equilíbrio de Mercado ....................................................................................;..11

2.6 ESTRUTURA DE MERCADO .............................................................................12

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇOES

PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL ...............................................................13

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

ANEXO I Representação gráfica de demanda, oferta e equilíbrio de mercado ........16

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará conceito de funções administrativas, conceito de patrimônio, fontes e origem de recursos, análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado, estrutura de mercado e contabilidade social como ferramenta de informação para a contabilidade social. Temas que fazem parte do dia a dias do contador que na maioria das vezes tem papel de fornecer informações técnicas, jurídicas, executivas e ainda sim manter o controle e a evolução do patrimônio da empresa.

Os avanços tecnológicos e o processo de globalização tornam, cada vez mais, as empresas vulneráveis às intempéries do “mercado”. Por este motivo, a eficiência e eficácia na gestão empresarial é atualmente um dos maiores desafios impostos aos empresários, independentemente, do setor ao qual esteja inserido.

Diante deste quadro onde o contador é o responsável direto por grande parte das decisões que envolvem a vida cotidiana das empresas, principalmente, no que tange às micros e pequenas empresas, este profissional deve estar sempre atento ao contexto empresarial e sempre buscando novos conhecimentos em prol de sua atividade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A teoria Geral da Administração começou com a "ênfase nas tarefas", na Administração Científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a "ênfase na estrutura" com a Teoria Clássica de Fayol, e com outros princípios como o Fordismo de Henry Ford e a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da Teoria Geral da Administração A. Cada teoria procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Frederick W. Taylor (1856-1915), foi o fundador da escola da administração científica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Nesta época, vigorava o pagamento por peças ou por tarefas. Taylor conclui em sua teoria que, a administração científica é uma combinação de “Ciência no lugar do empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não individualismo.

Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador. Fayol salientava que toda empresa apresenta seis funções, a saber: funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas. Fayol define o ato de administrar como: organizar, comandar, coordenar e controlar.

O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. O processo administrativo, segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional.

A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não tem grande peso nas funções administrativas, pois lidam com variáveis bastante limitadas.

Portanto, planos operacionais visam a eficiência através da correta alocação de tempo e recursos. Enquanto os planos estratégico e tático visam objetivos organizacionais mais amplos. Como exemplo de plano tático, podemos citar as políticas que visam limitar e direcionar o comportamento da empresa para determinados objetivos. E como exemplo de plano estratégico pode-se citar a tomada de posição de uma empresa frente a um mercado ou empresas de produtos substitutos.

A função organização tem o objetivo de atribuir responsabilidades ás pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, segundo Chiavenato. Os gestores ambicionam resultados e expressam estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados. Os setores, grupos de trabalho ou departamentos devem ter ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com