TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Exames: CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.216 Palavras (13 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NABOR DE ARRUDA NETO

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Itapuranga

2013

NABOR DE ARRUDA NETO

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 1º Semestre

Prof. Andre Luis Pereira Lima

Itapuranga

2013

INTRODUÇÃO

Atualmente, a criatividade passa a ser não só desejada como também procurada, empenhando-se as empresas em incorporá-la na sua cultura. Assim, as estratégias organizacionais estão atentas às mudanças e apostam cada vez mais na capacidade, que está associada a vários conceitos, entre eles a inovação. Em termos práticos os resultados da capacidade e da inovação fundem-se num processo único dirigido ao empreendedorismo e ao alcance de metas muitas vezes focadas em estratégias de sobrevivência e/ou de antecipação de necessidades do mercado. Criatividade e inovação são conceitos que integram o vocabulário do mundo econômico e contribuem para a introdução de mudanças na economia e conseqüente desenvolvimento econômico (SCHUMPTER, 1989).

Nas empresas, a criatividade pode ser um risco ou uma expectativa, mas o desenvolvimento do potencial criativo é um diferencial e uma necessidade atual. Cada vez mais é importante ser criativo no mundo empresarial, pois há carência de trabalhadores autônomos, que queiram correr riscos e se sintam livres para responder com imaginação a uma mudança (GOLEMAN, 2003).

Assim, no contexto empresarial, o contabilista poderá desenvolver-se como fator de promoção das práticas empresariais inovadoras. Neste pressuposto, e tendo em vista abordar esta relação entre criatividade e inovação, no contexto da gestão empresarial, desenvolveram-se dois instrumentos de recolha de dados: um inventário de práticas empresariais inovadoras e uma escala de atitudes face à criatividade.

CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Segundo Crepaldi (1995) a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços efetuados em todas as áreas e em todos os níveis da organização.

Planejamento:

Sem o planejamento é impossível executar as demais funções administrativas.

Planejar é "fazer um plano" do que deve ser feito e como deve ser feito, baseado numa previsão, a fim de atingir os objetivos da empresa.

São alguns princípios:

• Flexibilidade: Os planos devem poder ser adaptados, segundo margens de tolerância.

• Precisão: Os planos devem ser o mais exato possível.

• Reajustamentos: Os planos, em si, necessitam ser periodicamente reajustados.

Elementos do Planejamento:

• Plano: Como alcançar os objetivos.

• Objetivos: As "finalidades" da organização (posição no mercado, rentabilidade, qualidade, produção, etc).

• Estratégia: Esforço global para atingir os objetivos gerais da empresa.

• Tática: Esforço específico dentro do plano estratégico.

• Eficiência: Fazer corretamente o trabalho.

• Eficácia: Fazer o trabalho mais relevante para os objetivos da empresa.

• Metas: Resultados planejados (esperados).

Organização:

Organizar é constituir o duplo organismo, material e social (a estrutura formal) da empresa. É o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre membros da organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma. Para haver a Administração é necessária a Organização.

Uma organização eficaz precisa garantir:

• Centralização sensível.

• Conforto.

• Conselho competente.

• Obediência ao planejado.

• Ordem.

Direção:

Direção é a tomar decisões continuamente, incorporando-as em ordens e instruções específicas e gerais, funcionado como líder da empresa.

Para que o "planejamento" e a "organização" funcionem, precisam ser dinamizados pela orientação a ser dada às pessoas, por meio de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Isso é direção.

Coordenação:

Para uma liderança eficaz, é necessário um bom fluxo de comunicação dos superiores para os subordinados (para que entendam seus objetivos e sejam motivados) e dos subordinados para os superiores (a fim de avaliarem aqueles).

Significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. É o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos.

Controle:

É verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas, afim de localizar e corrigir as distorções dos objetivos.

Objetivos Do Controle:

• Restringir e coagir: Limitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com