TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO ESPIRAL

Tese: CONHECIMENTO ESPIRAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

passo 1:

ESPIRAL DO CONHECIMENTO

O espiral do conhecimento nada mais é do que estimular e facilitar a troca, o uso e a criação de conhecimento em toda a organização. Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa a visão inovadora literalmente recria a empresa e todos dentro dela em um processo continuo de auto renovação pessoal e organizacional, um pesquisador brilhante tem uma ideia que leva a uma nova patente e torna-se o catalisador para um conceito importante de novo produto. Implantar um novo conhecimento na empresa depende de um plano estratégico pensando em compartilhar um novo sistema colaborativo, pois o sucesso depende do profissionalismo e maturidade de cada um. Para as organizações, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e para melhora do atendimento ao cliente final.

EFEITO DA INOVAÇÃO

No fim do século passado, diversos fatores que já estavam se manifestando há algum tempo assumiram papel de destaque no desenvolvimento das organizações. Entre eles evidenciam-se a globalização dos mercados, uma concorrência mais agressiva que se começou a registrar em diversos níveis, além de uma maior exigência por parte dos consumidores.

Como consequência, as organizações viram-se compelidas a adotar estratégias competitivas que lhes permitissem adquirir uma grande flexibilidade e rapidez de resposta às novas necessidades emergentes. A busca pela excelência em qualidade (desde as últimas décadas do século passado) até a atenção a questões relacionadas à inovação estão entre algumas das principais estratégias para uma organização sobreviver e crescer no cenário atual.

O conceito de inovação esteve, durante muito tempo, associado apenas ao desenvolvimento tecnológico. Contudo, e tal como aconteceu com a qualidade, também esse conceito tem evoluído ao longo do tempo, falando-se atualmente da inovação em níveis mais estratégicos, táticos e operacionais. Algumas pesquisas começam a apontar para uma convergência entre os dois conceitos, contudo constata-se que tal ligação é ainda bastante incipiente. Dessa forma, parece pertinente procurar aprofundar os aspectos comuns e ultrapassar as limitações que algumas normas e procedimentos da qualidade podem colocar à atividade criativa e resultada em inovação, tanto de produtos como de processos.

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

No atual cenário em que as organizações estão inseridas, o conhecimento é fator decisivo para a competitividade. Neste sentido, é necessário que o ambiente organizacional proporcione as condições para o livre fluxo de informações e que as pessoas sintam - se livres para desenvolver seu potencial criativo.

De acordo com Terra (2005) citado por Pereira (2005) a gestão do conhecimento está, intrinsecamente, ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas e capacidade inovadora que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com