TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conselhos gestores

Por:   •  1/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

TEMA 1 CONSELHOS GESTORES

[pic 1]

[pic 2][pic 4][pic 3]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

QUESTÕES SLIDES TEMA 1

• Quais atores colaboram por meio de mobilização da participação popular nas conquistas de direitos?   • Resposta: A organização da sociedade civil, ONGs, movimentos sociais e ambientalistas

Atividade 2

• Análise a assertiva: Na abordagem marxista o conceito de participação é encontrado de forma isolada.

d) Essa assertiva é falsa, pois essa abordagem esta articulada a duas outras categorias.  Resp.: Alternativa D

Atividade 3 • O significado considerado pela profissão em relação à participação está na coletividade nos espaços democráticos. Sendo assim, o que se está evidenciando?

Resp.: O papel do coletivo e a força da coletividade, pois toda luta é coletiva e um individuo não consegue fazer mobilizações e provocar mudanças sociais consideráveis sozinho.

TEMA 2

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 17][pic 16][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]

Atividade 1

• Descreva por que alguns autores consideram poder local mais abrangente que governança local:

Resposta: Governança local está ligada ao exercício da autoridade, ou tem conotação de agenda política, o poder local inclui o poder econômico, político e social das famílias, assim  como o poder carismático        de lideres  locais e regionais.  

Atividade 2 • A democracia deliberativa é um sistema que:  a)mistura a democracia direta com a democracia representativa

Atividade 3 • No que tange a governança para ela ter eficiência e eficácia em administrar os impactos das políticas de ajuste estrutural devem minorar seus efeitos em termos de aumento da pobreza. • Sendo assim, o que se coloca como desafio? Resp.: O desafio é articular a participação com os critérios da eficácia e da busca de resultados imediatos ao plano local.

TEMA 3

[pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31]

Atividade 1

• Como ocorreu o processo de organização da sociedade brasileira na década de 1980?  

Resposta: A fase de transição em que as estruturas de participação foram edificadas a partir de estruturas institucionais existentes, velhas e corroídas pelos longos anos de práticas populistas, seguida pelas injustiças e árduas décadas da ditadura militar e tudo isso acrescentado com alianças político partidárias  dos que estavam no poder atribuíam limites e coação a uma participação efetiva dos grupos e representantes da população nas estruturas colegiadas idealizadas.

Atividade 3

• A participação política no Brasil é um assunto presente desde o tempo de lutas da Colônia contra a metrópole, passando pelas lutas da escravidão e pelo sindicalismo anarquista nas primeiras décadas deste século, como se da o surgimento da ideia de participação comunitária e de que forma ela é estimulada?   Resp.: A participação comunitária nasce com o propósito de no campo da assistência sanitária, dar resposta ao crescente grave problema da relação entre pobreza e doença.

Tema 4

[pic 39][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37][pic 38][pic 40]

Atividade 1

• O surgimento dos conselhos gestores é marcado por um acontecimento importante na vida de todos os cidadãos, que acontecimento foi esse e o que você sabe sobre ele?

Resp.: Os conselhos gestores foram a grande novidade nas políticas públicas ao longo dos anos, eles tem o papel de instrumento mediador na relação sociedade e Estado e estão inscritos na Constituição de 1988, na qualidade de instrumentos de expressão,  representação e participação da população.

Atividade 2

Nos dias atuais como são apresentados e avaliados os conselhos gestores?

Resp.: Os conselhos gestores são avaliados quanto as inovações que apresentaram, assim como as suas metas, dificuldades, impedimentos, desafios políticos e conflitos na gestão das políticas  sociais urbanas.

Atividade 3

• De acordo com Gohn (2011) os conselhos gestores são analisados quanto às novidades e inovações que trouxeram. As inovações se destacam pelo:  a)fato de os conselhos conterem a possibilidade de reordenamento das políticas públicas na direção da governança democrática.  

Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas Revisão

Participação e governança

• “Participação é uma lente que possibilita um olhar ampliado para a história” (GOHN, 2010, p. 16).

“Os processos de participação da sociedade civil e sua presença nas políticas públicas nos conduz ao entendimento do processo de democratização da sociedade brasileira, [...] às lutas da sociedade por acesso aos  direitos sociais e à cidadania”. (GONH, 2010, p. 16)

“Uns dos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social é o posicionamento em favor do aprofundamento da democracia e das formas de gestão  democráticas”.

O significado considerado pela profissão em relação à participação está na coletividade nos espaços democráticos, evidenciando o papel do coletivo e a força da coletividade.

“A participação objetiva o fortalecimento da sociedade civil, não para que esta participe da vida do Estado, mas para fortalecê-la e evitar as ingerências do Estado – seu controle, tirania e interferência na vida dos indivíduos”.    (GOHN, 2011, p. 17)

A participação na vida coletiva as faz não só pela interferência nas agendas do Estado, mas pela ruptura da exploração e dominação, em que o Estado é do povo e para o povo, ocupado pelas massas oprimidas.

Participação “controlada” – um ordem do coletivo. • Participação de quebra do poder – em que o poder vem do povo e para o povo, da massa trabalhadora

A força da participação vem do lócus da sociedade, na sua forma mais singular, ou seja, da comunidade, uma pequena partícula, mas que é capaz de mobilizá-la e reconhecê-la em si, e com capacidade de expansão às demais comunidades.

O governo local – análise da governabilidade das unidades administrativas territoriais de um dado Estado nacional, destacando a capacidade das elites dirigentes de perseguir, atingir, ou combinar objetivos econômicos, sociais, políticos e     administrativos [...].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (812.3 Kb)   docx (270.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com