TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Exames: CONTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO VIRTUAL À DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Componentes Patrimôniais

Ji-paraná

2010

COMPONENTES PATRIMÔNIAIS

Trabalho de ciências contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientador: Prof. Daniel Ramos Nogueira

Ji-paraná

2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

2.DESENVOLVIMENTO 5

2.1BENS 5

2.1.1MATERIAIS 5

2.1.2IMATRIAIS 5

2.3DIREITOS 5

2.4OBRIGAÇÕES 6

2.4.1POR FUNCIONAMENTO 6

2.4.2POR FINANCIAMENTO 6

2.5PATRIMÔNIO LÍQUIDO 6

2.5.1CAPITAL SOCIAL 6

2.5.2RESERVAS 7

2.5.3FORMAÇÃO DE RESULTADOS 7

2.5.3FORMAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 7

2.6CONTAS DE RESULTADOS 7

2.6.1RECEITAS 7

2.6.2DESPESAS 8

2.6.3CUSTOS 8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIA...............................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Como já vimos antes o patrimônio é o objeto de estudo da contabilidade e o controle deste patrimônio é o objetivo da contabilidade.Vamos agora entender o que é um patrimônio quais são os seus componentes detalhadamente para nós começarmos a entender o que é realmente a contabilidade. Por isso abordamos os seguintes tópicos; bens materiais e imateriais,direitos,obrigações por (funcionamento e financiamento), o patrimônio liquido (capital social,reservas, formação de resultado e formação do patrimonio liquido), e vamos ver também a contas de resultados(receitas,custos e despesas), todos esses tópicos compoêm o patrimônio o que vamos estudar de agora endiante. Veremos como cada um desempenha um papel importante dentro de um patrimônio, cada tópico abordado apresenta uma função diferente uma das outras para dar a formação a esse patrimônio.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1BENS

Bens podem ser tudo que expressa um valor monetário , ou algo que tenha valor e pode ser trocado, negociado, vendido, etc. São coisas que que dependemos dela para nos satisfazer nossas necessidades e das empressas. Por isso tem um valor e também pode ser dito como moeda de troca. Dentres esses bens eles podem ser clasificados como materiais e imateriais e entre outros:

2.1.1MATERIAIS:

Materiais ou tangíveis é tudo aquilo que podemos tocar.exemplo:móveis, imóveis, veículos, etc.

2.1.2 IMATERIAIS:

Imateriais ou intangíveis é o que não conseguimos tocar. Exemplo: a marca da empresa registrada, ponto comercial, carteirade clientes,etc.

2.2DIREITOS

Dos direitos de um patrimônio é o poder jurídico de exigirmos alguma coisa ou valor de alguém ou alguma coisa de pertençe de uma pessoa ou empresa que está nas mãs de outros. E assim que essa pessoa ou empresa passa a receber esse direito ele passará a ser um bem.

2.3OBRIGAÇÕES

Das obrigações são dividas que a pessoa ou empresa tem a pagar a outras pessoas. Se temos a obrigação de pagar a outra tem o direito de exigir e vice versa. As obrigações de uma empresa é tida como ponto negativo por que são despesas, diferente dos bens e direitos que é tido como ponto positivo que são as receitas. Das obrigações temos as exigíveis e as provisões:

a) Exigíveis são aquelas cujo prazo de vencimento esta determinado. São aquelas dívididas com fornecedores, empréstimos bancários, os salários apagar, impostos e entre outros.

B) Provisões são aquelas cujo prazo de vencimento não esta previamente definido. Elas podem ser trabalhista de décimo terceiro e férias.

2.3.1FUNCIONAMENTO:

Dentres as obrigações citadas ainda temos as de funcionamento que são as atividades normal das empresas como fornecimento de matéria-primas, mercadorias, serviços e material diversos, etc.

2.3.2FINANCIAMENTO:

E temos a de financiamento que são os empréstimos bancários para fins lucrativos os chamados débitos de financiamentos.

Exemplo a empresa faz um financiamento para alguma atividade na empresa, envestimentos,cubrir gastos,etc.

2.4PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Além desses componentes patrimôniais citados temos ainda o patrimônio líquido e contas de resultados. O patrimônio líquido são recursos que os sócios e acionistas investiram na empresa acrescidos de resultado da própria empresa que não foram destrbuídos. No patrimônio liquido estão capital social + reservas + lucros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com