TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRM Nas Pequenas Empresas

Casos: CRM Nas Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

CRM na pequena empresa. O que é isso?

Felizmente estamos assistindo a uma mudança cultural, até pela necessidade das empresas sobreviverem a um mercado cada vez mais competitivo, ou seja, elas estão adotando cada vez mais as ferramentas de marketing, dentre elas o CRM. Mas o que é isso? CRM significa CUSTOMER RELASHIONSHIP MANAGEMENT, ou seja, gerenciamento do relacionamento.

E a pequena empresa pode adotar essa ferramenta? Certamente, porque em um primeiro momento, basta querer fazer e acontecer. A sua adoção poderá representar um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. A essência da ferramenta é ter todas as informações possíveis sobre o cliente, principalmente as informações que sejam pertinentes, organizá-las de forma que todos possam ter acesso. Quanto mais informações tivermos sobre o cliente, mais o conhecemos e vamos conquistando cada vez mais a sua confiança. Temos que conhecer o histórico de relacionamento com esse cliente, o que comprou, quando esteve no seu estabelecimento, quanto gastou, se ficou satisfeito com o produto, como o utilizou, etc.

O CRM tem também a finalidade de resgatar essa relação que, em muitos negócios, anda extremamente desgastada, pois não adianta termos milhares de clientes se não conhecemos nenhum deles profundamente.

A importância do CRM está intimamente ligada à importância do atendimento ao cliente, já que o atendimento comprovadamente é a principal razão da perda de clientes em uma empresa.

Assistimos recentemente a uma grande expansão dos cartões de fidelidade, mas essa ação não foi suficiente para tornar a empresa diferenciada no mercado. Clientes não querem só um cartão de fidelidade. Querem um tratamento diferenciado. O cliente quer ser tratado como se fosse o único cliente, quer sentir-se importante e valorizado.

Comece adotando essa ferramenta, definindo uma estratégia para o funcionamento do programa e, além disso, toda a percepção do empresário deve estar voltada para o cliente. Ele é a razão da existência da empresa. Comece a cadastrar esses clientes, mas não seja inconveniente, cadastre-os com a permissão deles.

Identifique hábitos, necessidades, faixa de renda, grau de cultura. Conhecendo esses clientes em profundidade, certamente eles irão sentir-se especiais, com grande chance de trazer resultados expressivos para a sua empresa.

Vamos entender e aceitar que essa ferramenta é parte do negócio e é a base para um tratamento diferenciado dos clientes.

O gerenciamento do relacionamento será uma ferramenta muito importante no futuro, pois o cliente valorizará cada vez mais o atendimento diferenciado. O objetivo principal será sempre manter e reter os clientes lucrativos e sua lealdade, oferecendo sempre algo a mais que o diferencie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com