TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Tese: CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

O termo cultura tem associações diferentes conforme temos em mente o desenvolvimento de um indivíduo, de um grupo ou classe ou de toda uma sociedade.

Vivemos em uma biodiversidade cultural, onde temos que aprender a vivencia-las e com isso aprender sempre um pouco mais. A cultura encontrada é desenvolvida a partir de cada indivíduo que percebe os fatos, aplica nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, formando assim a sua ideologia individual, ou seja, o conjunto de idéias individuais, costumes e conhecimentos, seus valores, com seus assim irá difundi-los para um grupo. Numa segunda instância, observa-se que esse indivíduo pertence a vários grupos, ou a uma classe, e suas idéias também ajudarão a formar a ideologia desses grupos e dessa classe juntamente com o contexto social em que estão inseridos. Os vários valores, as várias ideologias de classes, vão coexistir, interagir-se subjulgar uma às outras formando o que pode ser chamado de ideologia, o conjunto de idéias da sociedade.

A relação entre o indivíduo e o mundo social é ditada pela percepção do mundo que o indivíduo tem, que passa a ser o seu conhecimento, e que construiu influenciado pelo próprio mundo e pelo seu significado subjetivo. Todo ser necessita de um grupo ou sociedade para sua sobrevivência e em toda sociedade existem as divergências naturais, no mundo animal o mais forte irá exluir o mais fraco, na sociedade humana são diversas as formas, como classe, religião, raça etc.

São vários os segmentos sociais, que são formados por diversos indivíduos, com culturas comuns e a Sociologia prevê o estudo destas camadas sociais.

Para Luckmann e Berger, o mundo é composto de múltiplas realidades, porém a vida cotidiana é a mais real existente -” E ela é a “mais real”, pois é a que se impõe de maneira mais forte na nossa consciência.” – as interações sociais, o convívio pessoal são elementos essenciais da realidade da vida cotidiana. Somente esta realidade permite um efetivo convívio. O estabelecimento de padrões comuns, pela própria realidade cotidiana, é o agente que permite a interação entre os indivíduos, justamente a partir dos referenciais comuns estabelecidos.

Vivenciamos inúmeros problemas cotidianos e realidade da vida cotidiana difere nas camadas sociais, podemos destacar a desigualdade evidente, em qualquer parte do mundo. As camadas sociais são muito bem definidas em moradias, estudos, culturas, religiões, onde aquele com maior poder aquisitivo tem todo tipo de acesso para as facilidadesda sociedade. Na questão educação aquele que tem menor poder aquisitivo não terá acesso a uma boa formação e caso consiga, terá que sucumbir as discriminações que serão inevitáveis. O cotidiano do indivíduo nascido na comunidade será muito diferente daquele que nasceu em um bairro mais privilegiado. São realidades extremamente diferentes, com acentuados agravantes, que de alguma forma influenciarão na sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com