TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Projeto de pesquisa: CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE 05, 06, 07

TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE 08, 09

INTERAÇÕES EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL 10, 11

DIVERGENCIAS SOCIAIS 12, 13, 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investigam as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura.

Palavras chave: Interações Sociais, Sociedade e Desigualdade.

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

CULTURA

Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São idéias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento adquirido a partir do convívio social. Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

Conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação. Cultura de massa é produto da indústria cultural, tipicamente de sociedades capitalistas, refere-se aspectos superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário.

A indústria cultural está sempre fabricando modas e gostos, a cultura de massa só é viável em razão da invenção da comunicação em massa.

A cultura ao ser definida se refere á literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo o que o homem, através da sua inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.

Os elementos culturais são, artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser, sentir, pensar e agir.

A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais. Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver.

A cultura é uma lente através da qual lemos, classificamos e compreendemos o mundo. Isto quer dizer que, a depender do ambiente sociocultural em que nasce e cresce o ser humano, este lê, classifica e compreende sua realidade a partir dos padrões culturais que os indivíduos, em interação e a cada momento histórico, elegeram como necessários à vida coletiva. Desse modo, pessoas de sociedades diferentes têm visões de mundo igualmente diferentes, tendo em vista a história da vida cultural de cada organização social, bem como os modelos educativos por meio dos quais foram formados os indivíduos.

Esses padrões culturais, elaborados historicamente pelas interações humanas, agem através de inúmeros processos educativos, os quais orientam as maneiras de pensar, de agir e de sentir dos indivíduos, moldando seus comportamentos e os informando, desde o nascimento, quais as normas, os valores e as regras sociais que devem seguir para que sejam reconhecidos e aceitos como membros de determinado contexto sociocultural, isto é, de uma sociedade e de uma cultura em particular. Podemos considerar, a partir desse raciocínio, que é a ação cultural, predominantemente, – e não a nossa herança genética – que nos forma e nos caracteriza como animais diferenciados dos outros, ou seja, como animais exclusivamente culturais.

Não queremos negar, com isso, o aspecto orgânico da espécie humana, mas demonstrar que, apesar de caracterizar-se como um ser biológico – a exemplo de todos os outros animais –, necessitando realizar certo número de funções vitais para manter-se vivo, o ser humano, ainda assim, é um ser eminentemente cultural, tendo em vista a enorme variedade com que tais funções são exercidas nas mais diversas sociedades.

INDIVÍDUO E A SOCIEDADE

Cada indivíduo ao nascer, encontra-se num sistema social criado através de gerações já existentes e que é assimilado por meio de inter-relações sociais. O homem é considerado um ser de relações sociais, que incorpora normas valores vigentes na família, em seus pares na sociedade. Assim, a formação da personalidade do ser humano é decorrente de um processo de socialização, no qual intervêm fatores inatos e adquiridos. Entende-se, por fatores inatos, aquilo que herdamos geneticamente dos nossos familiares, e os

fatores adquiridos provém da natureza social e cultural.

Podemos definir socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive. A socialização do indivíduo numa dada sociedade permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com