TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA SIGANA

Exames: CULTURA SIGANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

CULTURA CIGANA

Costumes dos Ciganos

NASCIMENTO: uma criança sempre é bem-vindo entre os ciganos. É claro que eles tem uma preferência que é o sexo masculino, para dar continuidade ao nome da família.

A mulher cigana é considera impura durante os quarenta dias de resguardo após o parto. Logo que a criança nasce, uma pessoa mais velha, ou da família, prepara um pão feito em casa, semelhante a uma história e um vinho para oferecer ás três fadas do destino, que visitarão a criança no terceiro dia, para designar sua sorte. Esse pão e vinho será repartido no dia seguinte com todas as pessoas presentes, principalmente com as crianças.

Da mesma forma e com a finalidade de espantar os maus espíritos, a criança recebe um patuá assinalado com uma cruz bordada ou desenhada contendo incenso. O batismo pode ser feito por qualquer pessoa do grupo e consiste em dar nome e benzer a criança com agua, sal e alho verde. O batismo na igreja não é obrigatório embora a maioria opte pelo batismo católico.

CASAMENTO: deste pequenas, as meninas ciganas costumam ser prometidas em casamento. Os acertos normalmente são feitos pelos pais dos noivos, que decidem unir suas famílias.

O casamento é uma tradição mais preservadas entre os ciganos, isso representa a continuidade da raça, por isso que o casamento com os não ciganos não é permitido em hipótese alguma, e quando isso acontece ele automaticamente é excluído do grupo.

É pelo casamento que os ciganos entram no mundo dos adultos. Os noivos não podem ter nenhum tipo de intimidade antes do casamento. Quando o casamento acontece, durante três dias e três noites, os noivos ficam separados dando atenção aos convidados, somente na terceira noite é que podem ficar pela primeira vez a sós.

Mesmo assim, a grande maioria dos ciganos no brasil, ainda exigem a virgindade a noiva. A noiva deve comprovar a virgindade através da mancha de sangue no lençol que é mostrada a todos no dia seguinte. Caso a noiva não seja virgem, ela pode ser devolvida para os pais e esses terão que pagar uma indenização para os pais dos noivo.

No caso da noiva ser virgem, na manhã seguinte do casamento ela ser veste com uma roupa tradicional colorida e um lenço na cabeça, simbolizando que ela é uma mulher casada. Durante a festa de casamento, os convidados homens, se sentam ao redor de uma mesa no chão e com um pão grande sem miolo, recebem dois presentes dos noivos em dinheiro ou em ouro.

Estes são colocados dentro do pão ao mesmo tempo em que os noivos são abençoados. Em troca recebem lenços e flores artificiais para a mulheres. Geralmente a noiva é paga aos pais em moedas de ouro, a quantidade é definida pelo pai da noiva.

MÚSICA E DANÇA

Quando os ciganos deixaram o Egito e a Índia, eles passaram pela Pérsia, Turquia, Armênia, chegando até a Grécia, onde permaneceram por vários séculos antes de se espalharem pelo resto da Europa.

A influência trazida do oriente é muito forte na música e na dança cigana. A música e a dança cigana possuem influência hindu,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com