TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo moderno

Por:   •  28/4/2019  •  Resenha  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Ana Clara de Oliveira Lopes, 1º Pedagogia Noturno – B

Síntese do texto

MÉSZÁROS. Istévan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008. Pag. 47-59.

No texto “A educação para além do capital” Mészáros pensa a educação em um sentido amplo e profundo, condiciona essa educação como o processo vital do homem, “aprendizagem como nossa própria vida”. Ele critica a escola como forma de controle social, que sempre promove a produção de capital e da continuidade as condições que conservam esse sistema capitalista.

Essa educação institucionalizada, segundo o autor, serviu para legitimar e internalizar as ideias e interesses da classe dominante. A internalização, é o mecanismo capitalista responsável por fazer com que cada pessoa organize suas condutas e expectativas de acordo com o que é estabelecido pela ordem social vigente. “O que precisa ser confrontado é todo o sistema de internalização, com todas as suas dimensões, visíveis e ocultas” (MÉSZAROS, 2008, p. 47)

O autor é contrário a suposição de que o ideal, e única forma de educar um indivíduo é por meio de uma instituição formal, ele acredita que a classe dominante usa essa desvalorização aos meios informais de ensino para deslegitimar a classe trabalhadora e atestar o domínio das escolas.

A educação ideal em sua concepção dever ser reconhecida em um sentido amplo, como um processo continuo de aprendizagem, visando a emancipação da sociedade e a superação da alienação.

 “[...]Temos de reivindicar uma educação plena para toda a vida, para que seja possível colocar em perspectiva a sua parte formal, a fim de instituir, também aí, uma reforma radical. Isso não pode ser feito sem desafiar as formas atualmente dominantes de internalização, fortemente consolidadas a favor do capital pelo próprio sistema educacional formal [...]” (MÉSZAROS, 2008, p. 55).

Essa reforma se efetivaria em colocar em andamento uma medida de “contrainternalização” que de acordo com o autor significa contestar as formas de internalização presentes no sistema educacional formal, sustentada em fundamentos sólidos e que abranjam todas as práticas políticas, culturais e educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com