TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dunker e o capitalismo moderno

Por:   •  9/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS - FIO

PSICOLOGIA

GABRIEL VINÍCIUS DE OLIVEIRA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO BÁSICO IV

TRABALHO DE CAMPO

OURINHOS

 2017

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ[pic 2]

FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS - FIO

PSICOLOGIA

GABRIEL VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Relatório Final de Estágio Básico apresentado ao Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO.

Coordenador de Curso: Prof. Dra. Paula Ione Fiochi

Supervisora Responsável: Prof. Ma. Ana Clara Magalhães Cunha

______________________________

Aluna(o) regularmente matriculada(o)

5º termo

______________________________

Ana Clara Magalhães Cunha

                    Supervisora de estágio        

OURINHOS

 2017

Sumário[pic 3]

1.        INTRODUÇÃO        3

1.        DISCUSSÃO        4

2.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

3.        REFERÊNCIAS        7

  1. INTRODUÇÃO

A iniciativa do governo de começar um projeto para que as pessoas com deficiência pudessem ser ajudadas de forma pública partiu a partir do século XX, junto com o fato de ter acontecido duas guerras mundiais, o que fez com que o número de deficientes físicos principalmente aumentasse em grande escala. (ARAÚJO, 1994)

No Brasil, a primeira escola para alunos excepcionais, veio a partir da chegada de Beatrice Bemis, uma americana que ficou abismada com o fato de não existir nenhuma instituição para que portadores de necessidades especiais fossem tratados. Então, no ano de 1954, alguns profissionais motivados pela iniciativa de Beatrice de fundar uma instituição que promovesse a melhora  dessas pessoas, fundaram a primeira APAE, na cidade do Rio de Janeiro. (APAE, 2006)

A missão da APAE é Promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas APAEs, na perspectiva da inclusão social de seus usuários. (FENAPAES, 2003)

A Instituição localizada na cidade de Cambará, PR, conta com o auxílio de professores especializados em linguagens, artes, educação física, fonoaudiólogo, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais capacitados para o melhor desenvolvimento dos portadores de necessidades especiais.

O estágio teve como objetivo o melhor conhecimento da instituição e das necessidades especiais requeridas pelos portadores de deficiências. Na observação e no trabalho de campo realizado foi possível ver a forma de trabalho do psicólogo e de outros profissionais formados na área de educação especial, podendo assim conhecer melhor os objetivos da APAE e também ter contato com o trabalho exercido pelo psicólogo na melhor formação de portadores de necessidades especiais.

A pesquisa feita dentro da instituição e também pelo uso de materiais bibliográficos foi de extrema importância para a formação de um melhor conhecimento sobre a função de um profissional psicólogo na formação de deficientes, não somente mentais, mas também físicos, e portadores de autismo, como foi possível a minha observação durante o tempo de estágio na instituição. Graças ao uso de pesquisas bibliográficas, foi possível um melhor conhecimento sobre a limitação de cada portador de deficiência. E o trabalho realizado em campo foi essencial para o reconhecimento e diferenciação de cada tipo de deficiência que antes só havia conhecimento por meio de material teórico.

O uso do diário de campo foi importante para que pudessem ser feitas anotações sobre cada aspecto da instituição de acordo com o meu ponto de vista, e dessa forma fazer uma melhor interpretação dessas anotações para uma análise detalhada daquilo que foi anotado, com o auxílio de material bibliográfico e dos conhecimentos que puderam ser obtidos a partir de perguntas realizadas ao psicólogo que contribuiu com a supervisão do estágio.

  1. DISCUSSÃO

Durante o trabalho de campo realizado foi possível a mim a observação de dois diferentes grupos de mesma faixa etária, porém um deles já estava fazendo o uso do trabalho oferecido pela APAE há algum tempo a mais que o outro, dessa forma foi possível perceber a contribuição que a instituição oferece no desenvolvimento das limitações de cada um.

Seria impossível pensarmos em deficiência sem que nos venha à cabeça o grande problema social relacionado à inclusão. Portadores de deficiência, seja qual for, tendem a sofrer preconceitos devido a suas limitações, e a APAE, tem por objetivo, oferecer uma educação diferenciada, para a melhor formação e também na inserção dos deficientes no mercado de trabalho, oferecendo oficinas e projetos onde ensinam um trabalho aos portadores de necessidades. Também em empresas em que existem mais de 100(cem) funcionários empregados, é obrigatória a reserva de 2 a 5% das vagas para portadores de deficiência, assim como é exigido na Lei n. 8213, artigo 93, de 1991. (BRASIL, 1991)

Para Ricardo Tadeu Marques da FONSECA, “As pessoas com deficiência no Brasil sempre tiveram atendimento assistencial, e por isso a sociedade desconhece o potencial produtivo que essas pessoas têm a oferecer,...”

A APAE conta com o atendimento de pessoas com algum tipo de deficiência, podendo ser por limitações físicas, auditivas, visuais, mentais ou múltiplas, assim como pode ser visto na tabela a seguir:

Limitações

Definição

Limitação Física

Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

Limitação Auditiva

Perda bilateral ou total – 41 decibéis ou mais, que não são corrigíveis por meio de aparelhos auditivos.

Limitação Visual

Cegueira, baixa visão ou diminuição do campo visual.

Limitação Mental

Funcionamento intelectual significativo inferior a media, como resultado de lesão ou síndrome irreversível que se manifesta durante a infância e se caracteriza por grande dificuldade de aprendizagem e adaptação social.

Limitação Múltipla

Pessoa que apresenta duas ou mais limitações associadas.

Fonte: PINTO, 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com