TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta diplomatica

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 2

País: Curdistão

Comitê: Organização das Nações Unidas (ONU)

Tópico: Independência do Curdistão

O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio, chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Somos descendentes de tribos de pastores que se fixaram nas regiões montanhosas da Ásia Ocidental, atualmente somos a maior etnia sem Estado do mundo.

A história do nosso povo é remota ao século VII a.C., ao tempo dos medos, mas os primeiros principados curdos só se formarem no século X. Nós, curdos, nunca tivemos um Estado independente, mas até 1639 desfrutamos de relativa autonomia. Neste mesmo ano o Curdistão foi repartido entre os impérios persa (Irã) e otomanos (Turquia). A partir daí, sucessivas mutilações no nosso território se deram em função dos arranjos internacionais. Após a 1ª Guerra Mundial, com o desmembramento do Império Otomano, uma parte do Curdistão foi integrada no Iraque e a outra continuou na Turquia. A partir de 1924 o regime turco proibiu nossa língua, nossa cultura e as instituições curdas, tendo em vista o nosso aniquilamento. Durante a 2ª Guerra Mundial, os curdos que estavam sobre o domínio do Irã empreenderam uma luta armada pela sua independência, a qual conduziu à efêmera republica de Mahabad.

Nós queremos nos tornar independentes, pois nossa luta para que isso aconteça vem sendo combatida de forma violenta e devida nossa fraca economia, pois só vivemos da policultura, não temos recursos para nos defendermos. No Iraque estamos localizados em uma região rica em petróleo, por isso na década de 1980, Saddam Hussein matou 5.000 curdos, desde então sofremos uma grande pressão internacional para nos tornar independentes. O número de curdos  exterminados ou deslocados das suas aldeias não para de aumentar, somos perseguidos, e acabamos nos refugiando na Europa Ocidental, na Alemanha e agora na Itália.

Somos 20% da população da Turquia, 15 a 20% no Iraque, 8% na Síria, 7% no Irã e 1,3% na Armênia. Somos o maior grupo étnico, 55% de nós no mundo vive na Turquia, 20% no Irã, 20% no Iraque e 5% na Síria, somos uma população entre 27 e 36 milhões.

Devido a esses fatos que pedimos nossa independência, para que possamos obter um território, com nossa cultura e religião, que seja reconhecido politicamente entre os países. Assim nosso povo vivera em harmonia e sem medo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com