TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Ambientais

Por:   •  7/5/2017  •  Ensaio  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

O setor supermercadista vem sofrendo uma pressão com o que diz respeito aos descartes e reutilização de seus lixos deixando claro uma tendência de diversas empresas em adotar práticas ambientais. Seus objetivos podem assumir várias perspectivas, dentre elas: a preocupação com a imagem da companhia, a oportunidade em diminuir custos e a possibilidade de aumentar seus lucros atraindo clientes inclinados às práticas de responsabilidade socioambiental. Alguns projetos isolados de grandes organizações ganharam notoriedade nos últimos anos, porém, a tendência atual é a força conquistada pelas iniciativas de parcerias entre a indústria e o varejo, com foco no desenvolvimento econômico, social e ambiental.

 Uma ótima proposta de ação é a redução da distribuição de sacolas plásticas e o consequente impacto do seu descarte na natureza. As embalagens dos produtos vendidos nos estabelecimentos também podem ser alvos de acordos ambientais com os fabricantes, que podem tentar desenvolver novas embalagens com materiais que diminuam a agressão ao meio ambiente e, ou, reduzam o volume das embalagens dos produtos.

Em uma parceria com a Procter & Gamble, fabricante, entre outros, do sabão em pó Ariel, o Wal-Mart negociou o direito exclusivo de comercializar o Ariel Ecomax, produto que promete economizar até 30% de água. A embalagem também foi reduzida em dois centímetros, sem diminuição da quantidade do produto.

A reciclagem de óleo de cozinha tornou-se uma prática adotada em vários supermercados, a exemplo, a rede Savegnago. Com 19 lojas na região de Ribeirão Preto (SP), a rede faz coleta de óleo de cozinha em uma campanha de incentivo. Os consumidores entregam quatro litros de óleo usado e recebem uma lata de óleo com 900 ml da empresa parceira do projeto. Na indústria de óleo, o material é destinado à fabricação de biodiesel.

Outra opção de redução de lixo que esta sendo bem usada e aceita pela população, é a substituição de encartes impressos por encartes on line, onde os clientes recebem de forma segura as promoções semanais em seus e-mails e redes sociais, evitando assim, que muitos papeis sejam jogados fora após a leitura, reduzindo assim o custo da empresa e elevando os lucros.

Assim, percebemos que os métodos adotados pelas empresas supermercadistas apresentam uma grande variedade de ações possíveis de serem aplicadas onde poderão lhe garantir vantagem competitiva alem de contribuir para a preservação ambiental do planeta já que fazemos todos partes de uma sociedade completamente dependente do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com