TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias sociais

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamento das Ciências Sociais 24/03/2015

1- Investigação científica da sociedade - procura identificar o que está acontecendo em uma sociedade e o que está causando e o que é necessário fazer.

- Observação sistemática e detalhada - Fazer muita observação no que esta acontecendo na sociedade.

- Busca a explicação dos fenômenos sociais e suas relações - Precisamos afunilar o objeto de estudo! Distinção em problema social - pode ser que existe um problema social, que pode afetar um grupo de social ex: falta de vagas nas creches .. Isso afeta um grupo, isso pode torna um problema social, através de um método científico.

2- Indivíduo e sociedade

- Socialização primária e secundária

Socialização - O fato de sentirmos fome perto do horário de almoço isso é cultural, porque quando nossos pais nos educaram a ter horários, e com o passar do tempo fomos se socializando e entrando no ritmo, e nós não escolhemos nascer na família que estamos hoje, com ela fomos se adaptando a um ritmo, que hoje faz parte, na qual a sociedade estabelece e para se enquadrar nesses padrões estabelecidos. Muitos coisas estão ferindo os nossos desejos e sabe que existe uma regra, de socialização primária.

 Secundária - É a escola, a igreja, a pracinha, grupo de amigos, começa a fazer uma socialização secundária, na qual começa uma complexidade da vida, o que começa as comparações que a criança faz aquele comparativo, e esse suporte comparativo é importante o apoio dos pais nesse momento.

- Instituições sociais - Existe, instituições sociais a família, a religião, a escola, o governo, são instituições sócias as quais têm regulamentos e regras, legitimada e dão seguimentos em nossas vidas, e trás modificações de acordo com a sociedade, o que eu desejo como pessoa e o que a sociedade me permite perante ela.

Antologia - Ele verifica que existe vários tipos de comportamento e muita mudança de valores, e com as relações oriundas da sociedade.

3- Cultura

- Etnocentrismo- o que é etnocentrismo, etnia compõe a cultura e centrismo eu olho o mundo de acordo com a minha cultura.observar a cultura de um colega e achar errado, porque eu tive uma cultura diferente. Mais tem alguns que chega ao ponto de XONOFOBIA - que é fobia, ex boneca pretinha

- Diversidade Cultural - Pede a nós é que foi desenvolvido para entender e compreender alguns grupos e a cultura do outro, quando a gente se coloca no lugar do outro, nós temos a percepção do outro, o mesmo ângulo e ponto de vista. Para compreender melhor temos que compreender o outro através do ponto de vista do outro.

- Relativismo cultural -> Nos auxilia a compreender o comportamento e a cultura do outro.

Ex da colega, com a amiga que conviveu em um meio de família japonesa na qual a mulher era subimica ao homem, mais que no decorrer da convivência ela veio notando que o modo do que o homem tratava a esposa era como uma rainha e a esposa faz de tudo para retribuir esse carinho e dedicação do esposo para com ela.

08/04

Leitura  1,2,3,4

Antropologia é a ciência preocupada em estudar o homem é a humanidade de maneira totalizante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com