TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Política

Trabalho Universitário: Ciência Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência Politica

5-quais os principais pontos de divergência entre as concepções políticas do iluminismo e do conservadorismo burkeano?

O iluminismo defendia a tese de que a sociedade poderia por si só encontrar a melhor forma de evolução social, através do tempo e de modo de tentativas e erros (empirismo).

O iluminismo defendia que a igualdade social, seria o ponto ótimo para solução de todos os problemas sociais que atingiam a humanidade.

Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

O conservadorismo Burkeano.Defendia que a sociedade deveria conservar os seus métodos e que os nobres e o clero deveriam ser os definidores dos destinos sociais, que as autoridades constituídas ou eleitas deveriam definir o rumo da evolução social, ou que esta evolução tivesse como base uma situação já existente. Esta postura fica clara no seu depoimento, “(Discurso aos eleitores de Bristol em 1774).

Outro ponto que fica evidente a divergência entre o iluminismo conservadorismo burkeano e são as Criticas e pronunciamento de Burke ante a Revolução Francesa.

6-quais as funções do “preconceito” no pensamento do autor?

A função do preconceito do autor se define em estabelecer um comparativo entre o conservadorismo de Burke e o Iluminismo.Burke atribui ao preconceito outro valor e função social. Para ele, a crença racionalista que o iluminismo sustentava no sentido da superação progressiva dos preconceitos, cujo modelo individualista típico é o do filosofo especulativo, ”livre pensador”, ou, ainda melhor, o cientista moderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com