TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Política

Pesquisas Acadêmicas: Ciência Política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 7

Questionário de Ciência Política:

1- Explique como a cidade pode ser justa na Teoria Política Platônica:

R: Platão vai reformular sua crítica ao que ele acreditava ser uma sociedade injusta – democracia atenienese – todo cidadão tem voz na formulação e à execução das leis - Platão, não acha que todos tem essa capacidade. Para Platão, essa democracia ateniense não é justa – segundo ele, quem desenvolve mais o concuspicível e/ou o irascível não deveria legislar. A cidade pode ser justa à medida do que cada um sabe. A cidade justa, seria um mundo ordenado, onde cada um tem seu lugar. Por que o filósofo seria o legislador ? Porque busca a verdade através de seu profundo conhecimento das idéias. Não é só a sabedoria, mas também a prudência. A diferença mais marcante dos filósofos que vieram depois: distinção da sociedade no sentido que cada pessoa é mais apta à determinada atividade.

2- Quais são as principais críticas de Platão à democracia ateniense e aos sofistas ?

R: Para os sofistas, o mais importante é saber se destacar através do discurso. Para Platão, existe a verdade e o governo de um só, é melhor – governante filósofo conhece o bem e age com prudência. A crítica à democracia ateniense, é que nem todos estão aptos a governar. A percepção da realidade das coisas, segundo os sofistas, é subjetiva e a verdade é de cada um. As implicações éticas, estão no fato de que para os sofistas, o bom é tudo que lhes agrada, e assim a lei era boa se lhes aparecesse assim. Os sofistas pregavam a retórica e negavam a possibilidade de existência da verdade. E para controlar a verdade na democracia, é muito mais difícil, pois são muitos a argumentarem.

3- Como Aristóteles justifica a afirmação de que o homem é um animal político ?

R: Naturalmente, o homem se associa a outros, senão seria fera ou seria Deus. A argumentação de Aristóteles é que o home é um indivíduo público / político. A família só garante a primeira subsistência (nutrição – garantia de sua sobrevivência básica) – o indivíduo deve buscar uma subsistência mais ampla – aldeias que garantam a sua subsistência mais ampla. O homem não se basta a si mesmo, nem uma família, nem uma aldeia – persegue à formulação de leis – o homem é naturalmente levado à busca de um bem comum – FELICIDADE. O homem então na verdade, naturalmente só se realiza em conjunto. O homem só se realiza buscando a sua felicidade em sociedade. O homem não pode se realizar sozinho. Em Aristóteles, se resolvia a questão do movimento (perspectiva mais realista do que a platônica). Para Platão, o que vai dar ênfase ao bem individual. Para Aristóteles, o que é uma característica específica para os homens, é que eles podem realizar várias coisas – o homem pode se modificar – concepção finalista – o homem busca uma vida virtuosa – o bem maior é a felicidade que não consegue ser alcançada individualmente. Para Aristóteles, o bem comum é mais importante que o bem individual.

4- Identifique as relações entre ética e política na filosofia aristotélica:

R: O homem é naturalmente um ser político que só se realiza através de uma realidade política em sociedade. Só se pode estudar essa realidade através da ética e política. A ética, é o estudo das ações humanas ou fim do homem enquanto indivíduo (estudo das ações humanas individuais / estudo da conduta humana – BOAS ou MÁS – virtudes e vícios). A política, é o estudo das ações humanas enquanto parte de uma sociedade. O que Aristóteles está dizendo, é que o homem cria condutas humanas que buscam um determinado fim (normas de conduta) – BEM COMUM. A ética e a política, estão intrinsicamente relacionadas em Aristóteles. O Bem Comum, é superior e anterior ao particular. Só pode ser feliz, aquele que faz parte de uma comunidade e isso é ser um cidadão (ter uma cidadania) – o cidadão é definido em função do Estado (e não ao contrário). O que existe primeiro é o mais perfeito – o Estado – já nascemos numa relação política determinada. A política é exatamente a ciência da conduta humana vivendo em sociedade e a ética está intrinsicamente relacionada.

5- Qual é a proposta de Maquiavel para lidar com o problema da ordem política ? Como o autor acredita que é possível a ordem ?

R: Para Maquiavel, essa teoria platônica e aristotélica, estava distante da realidade – estava criticando os humanistas. Há um descompasso entre a realidade que deveria ser – a política deveria ser um domínio da fortuna através da virtude – com a VIRTÚ e a fortuna, os reis se mantém no poder. O governante deveria saber ser mal quando necessário e bom quando possível (VIRTÚ – capacidade de agir bem quando é possível e mal quando necessário) – é o contrário da virtude ética (não é mais a distinção entre virtude e vício). Para Maquiavel, será necessário separar ética de política. O governante não agirá em um bem comum – sim permanecer no poder – o bem comum, significa ordem e para isso pode também fazer o mal. Terá na verdade a VIRTÚ (força / agilidade) e não serem necessariamente virtuosos (transforma a idéia de virtude de Aristóteles, em virtude política). A fortuna governa todas as relações humanas. Também pode diante da fortuna, saber ser previdente. Através do Método do Exemplarismo (olhar os exemplos da história para não ser derrubado do poder), o governante vai aprender com os erros da história. A ordem não vai se desenvolver por ideal – sim por estabilidade política – maneiras de obter e considerar aquilo que acha ideal para a sociedade – para Maquiavel, é a República e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com