TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Política

Dissertações: Ciência Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência Política

Unidade I

A ciência política é o ramo científico novo do século XIX. Platão e Aristóteles são considerados os pais da ciência política, mais também tem a contribuição do pensamento cristão de Sto. Augustinho e São Tomás de Aquino.

Maquiavel define o conceito erudito de política, que segundo ele é a arte de conquistar, manter e exercer o poder. Dessa forma a ciência política é o conhecimento de tudo que se relaciona com a atividade de governar um estado.

A ciência política tem por finalidade procurara a verdade e não a utilidade ou felicidade dos homens. O objeto é o estudo dos acontecimentos, das instituições e resolução dos problemas sociais e políticos.

Os métodos de pesquisa desta ciência são os mesmos das ciências sociais: o método de observação documental e o método de observação direta. O método de observação documental é o método de pequena proporção que utiliza material como livros, jornais, fotografias, etc. O método de observação direta que se divide em extensiva (sondagem de uma comunidade) e intensiva (sondagem de grupos pequenos ou mesmo de uma só pessoa). Além desses dois métodos, tem o método quantitativo que normalmente é pouco utilizado, é uma análise voltada para meios estatísticos como o estudo de gráficos.

A ciência política mantém relações estreitas com outras ciências principalmente as ciências sociais, como a sociologia (fato social e sociedade), psicologia, economia, história (acontecimentos históricos), direito (exercício do poder que se estabelece por meio de normas), geografia e antropologia.

Depois da definição de ciência política é necessária uma análise da sociedade política e estado. Primeiramente é preciso determinar o conceito de sociedade que vem a ser toda forma de coordenação das atividades humanas objetivando um determinado fim e regulada por um conceito de normas. Os elementos característicos da sociedade são: o homem, a base física, a ordem e a finalidade.

Existem duas teorias sobre a origem da sociedade é fruto da natureza humana, ou seja, os homens sempre viveram em sociedade. Essa teoria tem como defensores Aristóteles e S. Tomás de Aquino. A segunda teoria defendida por Hobbes, Locke e Rousseau, diz que a sociedade é fruto do ato de vontade, ou melhor dizendo, que foi a vontade do homem que institui as diversas sociedades políticas.

A sociedade política como define Darcy Azambuja, é um grupo humano, com poder próprio, para realizar o bem comum de seus membros. Sendo assim o estado é uma sociedade política por que tem sua organização determinada por normas do direito positivo e é hierarquizado na forma de governantes e governados com uma finalidade própria, o bem comum.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »