TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL UNIFICADA CAMPOGRANDENSE

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

O REAL MOTIVO DA IMIGRAÇÃO

ISABELA PEREIRA VIEIRA

RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO/ 2015

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL UNIFICADA CAMPOGRANDENSE

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO-GRANDENSES

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

ISABELA PEREIRA VIEIRA

O REAL MOTVO DA IMIGRAÇÃO

Trabalho apresentado à disciplina de geografia humana e econômica do curso de licenciatura em Ciências Sociais, das Faculdades Integradas Campo-Grandenses, como requisito de aprovação.

Prof.ª Célia Neves

                                              INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de apresentar e falar sobre imigração, que é um fator bem decorrente nos jornais e televisões.

A imigração é um fator onde pessoas que passam por dificuldades em seus locais de origem imigram para outro país ou cidade para conseguir algo melhor.

No decorrer do trabalho será mostrado o que é e porque acontece a imigração, pois ainda é um fator que não é bem aceito em determinados locais, porém isso tem que mudar, pois são vidas que buscam algo melhor para sua sobrevivência.

                                   

                            O REAL MOTIVO DA IMIGRAÇÃO

A imigração é o ato de um individuo sair do seu lugar de origem e imigrar em outro país com a intenção de reconstruir sua vida, seja ela permanente ou temporária.

Muitos imigram para tentar uma vida melhor, um trabalho melhor ou ainda para fugir de perseguições ou discriminações seja por motivos raciais, religiosos ou políticos. Porém o povo que imigra ainda se depara com a chamada xenofobia que é o ódio por culturas e povos diferentes.

Entretanto quando são aceitos sempre existe algo em troca que é a mão de obra barata.

A ONU (Organização das Nações Unidas) fez um relatório e constatou que somente neste ano quase 750 mil imigrantes chegaram á Europa pelo Mediterrâneo.

Diversos imigrantes relatam como é difícil a sua caminhada ate determinado país, eles contam que saem do seu lugar de origem porque só querem uma chance de sobreviver e tentar dar uma vida melhor para sua família.

Em uma reportagem feita pelo Jornal hoje mostra que centenas de imigrantes estão em uma estação de trem na Hungria, perto da fronteira com a Áustria, Eles se recusam a ir para um campo de refugiados e querem chegar até a Alemanha. Esse caso é um retrato do drama dos imigrantes que fogem de conflitos e da miséria na África e no Oriente Médio, em busca de uma vida melhor.

Esse querer dos imigrantes por uma vida melhor é tão desesperador que eles muitas das vezes cometem atos de desespero como foi o caso de um homem que se jogou nos trilhos de um trem junto com a sua esposa e um bebê.  Ele contou Sky News que a situação é algo desumano, e ruim que estaria preferindo a morte.

Nos dias de hoje os números de imigrantes vem crescendo demasiadamente, são milhares de pessoas lutando e querendo uma vida mais digna, por isso com tudo que vem acontecendo em diversos lugares não podemos deixar de falar de alguns destes que foram e estão sendo falado com alguma freqüência na mídia que é a Síria, o Afeganistão, e o Iraque. Mais não podemos também de citar o Brasil que recebe muitos imigrantes

                                                     SÍRIA

Muitos Sírios começaram a imigrar para outros países, deixando para trás, suas casas, suas origem e ate mesmo os seus sonhos, pois em 2011 houve uma grande guerra civil que ocasionou na morte de milhares Sírios fazendo assim com que eles fossem hoje a maior população refugiada do mundo.

                          [pic 1]

Sírios tentam passar por barreiras de arame farpado e entrar em outro território.

Hoje a ligar a televisão ou acessar uma rede social vemos falar desses fatores de imigração e um deles e que deixou milhares de pessoas revoltadas foi a foto de um menininho Sírio que foi encontrado morto nas praias da Turquia.

Esse fator só nos mostra o quanto os Sírios vêm sofrendo, porém lutando por uma vida mais digna e cheia de paz.

                                          AFEGANISTÃO

É um país onde acontecem diversos conflitos como, o ataque dos Estados Unidos logo depois ao atentado das torres gêmeas, ou um pouco antes quando o país era dominado pelo Talibã, grupo militar radical.

Por isso com tantos conflitos o povo Afeganistão acaba imigrando para diversos países dentro eles, Irã e Paquistão que possui 96% da população que buscam reconstruir sua vida longe de qualquer conflito que gere dor e perdas.

Dados da ONU mostram que junto com alguns países o Afeganistão somou 7,6 milhões de refugiados em 2014.

[pic 2]

                             “O povo que luta por uma vida melhor.”

                         

                                         

                                                    IRAQUE

O Iraque também é um país bem conflituoso, e podemos ver isso com o ataque dos Estados Unidos, tirando Saddam Hussein do poder em 2003, e com isso foi acontecendo diversos conflitos compostos por grupos do oriente médio como, xiitas, sunitas e jihadista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (405.6 Kb)   docx (557.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com