TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências sociais

Por:   •  15/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

.Aula-tema 05: Regulamentação e Controle Social

Dando continuidade à realização da pesquisa sobre a sociedade brasileira, esta tarefa é mais um importante passo para a construção do portfólio proposto como atividade colaborativa.

Passo 1: No capítulo 6 do livro-texto, Reinaldo Dias faz uma discussão sobre valores, normas e costumes. A equipe deve procurar entender e relacionar estes três conceitos.

Passo 2: O autor aponta valores, normas e costumes de outras sociedades que são bem diferentes dos que se encontram na sociedade brasileira. A equipe deve ler os exemplos do livro, ou procurar novos exemplos, e estabelecer relações entre diferentes contextos culturais quaisquer. Nesta discussão, deve ser retomado o conceito de etnocentrismo (debatido na tarefa colaborativa da aula-tema 2 e no capítulo 2 do livro-texto) para que se enfatize, novamente, sua importância.

Passo 3: Deve ser criado um fórum no ambiente de aprendizagem, onde serão apontados os resultados obtidos por meio da realização do Passo 2.

Passo 4: A equipe deve realizar pesquisas e apontamentos sobre alguns dos principais valores, normas e costumes brasileiros, enfatizando como estes podem variar a partir dos grupos sociais que se encontram nesta sociedade. Imagens podem ser também pesquisadas. Lembrem-se de indicar as fontes de consulta.

Passo 5: É preciso deixar registrado o que se produziu por meio desta tarefa, a fim de que os resultados obtidos possam ser utilizados na composição do portfólio sobre a sociedade brasileira. Portanto, a equipe precisa organizar as considerações decorrentes do debate no fórum e os resultados da pesquisa no Passo 4, em um relatório de no máximo uma página.

Aula-tema 06: As Instituições Sociais

Continuando o trabalho de pesquisa para a construção do portfólio sobre a sociedade brasileira, é chegado o momento de analisar as instituições sociais que simbolicamente, de algum modo, sejam representativas do Brasil.

Passo 1: A partir da leitura do capítulo 7 do livro-texto, a equipe deve compreender o que significam, quais são e como funcionam as instituições sociais.

Passo 2: Em grupo, vocês deverão selecionar e debater, utilizando-se para tanto de um fórum criado no ambiente de aprendizagem, duas instituições sociais que sejam consideradas importantes para se compreender a sociedade brasileira e seu funcionamento, bem como os brasileiros.

Passo 3: Para cada uma das instituições escolhidas, a equipe deverá elaborar uma pequena justificativa, de até 10 linhas, que evidencie o porquê, para o grupo, elas representam a sociedade e o povo brasileiro.

Passo 4: Escolhidas as instituições, será preciso buscar símbolos e imagens, sobretudo na Internet, que remetam às instituições escolhidas. As devidas referências bibliográficas deverão ser feitas aos materiais selecionados.

Passo 5: A equipe deverá, então, fazer os registros no formato de um relatório de tudo que se elaborou durante a realização desta tarefa, pois tais materiais serão de extrema importância na composição do portfólio e, portanto, na realização da atividade colaborativa proposta pela disciplina.

Aula-tema 07: As Diferenças Sociais

Depois da pesquisa realizada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com