TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classes e Movimentos Sociais

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ALUNO/A: NILCÉIA G.BARBOSA FIGUEIREDO  RU:2379136

RELATÓRIO DE PESQUISA

Portfólio

GRAVATAÍ – RS

2018

[pic 1]

CLASSES SOCIAIS E MOVIMENTOS SOCIAIS

1-INTRODUÇÃO

Tendo como base os estudos sobre “Sociedade Civil Organizada”, o presente trabalho está organizado em duas partes: O “conceito” de Movimentos Sociais sob da visão de alguns  autores e ‘Relatório” elaborado após visita a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gravataí, realizada  no  dia  14 de  maio  de  2018. Tem por objetivo, demonstrar as várias  etapas  de  evolução dos  movimentos  sociais  desde  o  século  XVIII até  os  dias  atuais  em  prol  da defesa  dos  direitos    humanos  e   também  a  importância  da  conscientização  da importância de respeitar  e promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla.  

2-O MOVIMENTO SOCIAL E A INCLUSÃO SOCIAL

2.1- CONCEITO

Os Movimentos Sociais sempre existiram e sempre existirão, em busca de novas conquistas; sejam elas em prol da criatividade, de inovações socioeconômicas  ou  de  direitos  de  caráter  fundamental  da humanidade  sempre  mantendo  o  foco  social  de  modo  organizado.  Entre os séculos XVIII e XIX é que de fato ocorre o início das revoluções e mobilizações por melhorias nas condições trabalhistas. Mas a luta por melhores condições de trabalho e de vida provém de tempos atrás; ainda no Brasil colônia, contra a dominação e exploração, onde negros, índios, brancos e mestiços pobres surgem com ideologias libertárias.  Podemos então afirmar que Movimento Social refere-se a uma ação dos homens na história por um pensar em comum. Segundo Maria da Glória Gohn (2000) os Movimentos se situam em um cenário marcado por lutas, conflitos e contradições originado dos problemas da sociedade, afinal a sociedade em que vivemos continua dividida em classes, nas quais existem interesses, perspectivas, valores, ideologias e projetos políticos, que são distintos de acordo com cada grupo. Touraine (1989), por sua vez, propõe uma subdivisão que considera a existência de Movimentos Messiânicos, Camponeses, de defesa Comunitária, de defesa da Identidade, das lutas urbanas e de novos movimentos. Na atualidade os principais Movimentos Sociais atuam por meio de redes sociais; locais, regionais, nacionais e  internacionais,  utilizando -se  da internet  como  meio  de  comunicação  e  informação;  assim  construindo  ações coletivas, propostas e principais demandas a serem reivindicadas. Finalmente, os Movimentos Sociais atualmente buscam parcerias com outras  entidades  da  sociedade  civil  e  política  para  melhor  atuação construindo assim novos modelos de inovações sociais.

2.2- RELATÓRIO DE VISISTA

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Gravataí – APAE/G é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, está filiada a Federação Estadual do Rio Grande do Sul e Federação Nacional das APAES. Referência no país pelo seu trabalho de excelência, prestando serviço de atendimento destinado às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla e suas famílias. Foi criada e fundada em 12/06/1969 e tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionados a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária. Atualmente cerca de 200 pessoas são atendidas, sendo essas divididas em grupos: Serviço de Estimulação Precoce, destinado a crianças na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, voltado para jovens com idade acima de doze anos e Consultoria em Inclusão de Pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho, visando assessorar empresas do Município para a inclusão de jovens adultos a partir de 18 anos. Nos últimos anos alcançou avanços com relação aos serviços prestados. Esses avanços, certamente, foram obtidos porque pessoas, organizações e empresas compreendem o trabalho desenvolvido e contribuem efetivamente para que aconteçam. Atualmente conta com uma equipe formada por 17 funcionários e a contribuição de voluntários (profissionais de diversas áreas). As atividades desenvolvidas promovem autonomia e independência dos usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com