TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social- Classes e Movimentos Sociais

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

                Serviço Social- Classes e Movimentos Sociais

                          Nome: Ana Vitoria Vianna Garay

 

 O conceito de movimentos sociais é bastante complexo, não havendo uma totalidade conceitual sobre, a compreensão dos movimentos sociais é criada a partir da contradição entre o capital e o trabalho. As alterações do mundo do trabalho e suas influencias com as organizações sindicais, são abordadas na década de 1990. Assim vem se estabelecendo, um novo regime nomeado como flexível que se materializa na reestruturação produtiva e se revela pela desregulamentação e flexibilização do processo produtivo, trazendo a precarização das condições de trabalho e emprego.

 Os impactos com as transformações do mundo do trabalho são concretizados na desregulamentação dos diretos no aumento da divisão no interior da classe trabalhadora, na precarização e terceirização da força de trabalho, na destruição do sindicalismo de classe e sua mudança num sindicalismo. As mudanças no mundo do trabalho vêm conformando a sociedade, formas de organização e representação política na direção do rompimento, despolitização e multiplicação de demandas, ou seja, cada vez mais fechados em si mesmos.

 Considerando que foi nessa conjuntura que a participação no exercício profissional passa a tomar um sentido diferenciado ao manifesta o movimento no campo da categoria profissional, a participação se torna sinônimo de organização política por reconhecimento profissional, por condições de trabalho e para garantir a formação e o exercício profissional sob bases teóricas, políticas, éticas e metodológicas. O avanço da perspectiva de intenção de ruptura trouxe para a cena política do Serviço Social membros democráticos até então desconhecidos, no desempenho profissional, na área das instituições e na relação com os usuários, as atividades com grupos, os trabalhos com comunidade e ações educativas também colocaram o tema da participação num patamar de autonomia, de reconhecimento dos setores, que devem e podem decidir sobre os serviços e políticas sociais.

 No decorrer o serviço social deu um salto avaliativo nos movimentos sociais, acompanhando o processo social, buscando emancipar-se através da avaliação da análise crítica da adaptação de bases teórico-metodológicas, da construção de estratégias técnico operativas e do comprometimento com seus componentes ético-políticos, que compõem sua instrumentalidade, como também de interagir enfrentando pesquisas, produções teóricas e a práxis profissional de modo a permitir o transtorno necessária para que aumentem as transformações sociais a que se propõe o Serviço Social. Através dos resultados obtidos pelas ações profissionais da categoria é que sua identidade será reconhecida socialmente.

Referências: ABRAMIDES, MARIA COSTA. Movimentos sociais e Serviço Social: uma relação necessária, 1ª edição. Cortez Editora, 11/2014.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com