TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se Faz Uma Tese Umberto Eco

Por:   •  9/7/2021  •  Tese  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 11

1)        Sim, no material secundário o autor da obra aclara sobre quem o estudo se debruçará (Umberto eco) e o seu argumento. Expõe uma breve biografia sobre Eco, bem como, faz uma apreciação acerca de seu pensamento filosófico. Além disso, debruça sobre a aplicação do pensamento de Umberto Eco no método de pesquisa em direito e como se fazer uma tese a partir destas premissas.

2)        O julgamento ao sistema formal de ensino e pesquisa persiste ao longo de toda a obra. Porém se consubstancia de modo mais direto nas primeiras páginas do livro. Imediatamente na introdução, Eco expõe que estudantes de uma universidade de Oxford, são orientados pelo professor em um grupo “reduzidíssimo” e que acompanha diariamente o trabalho. Em seguida, ele exemplifica as universidades italianas e as descreve como “universidade de massas”. Ele alega que se as universidades italianas aplicassem o mesmo modelo de orientação da universidade de Oxford, não seria imperativo escrever o livro. Sendo assim, pode-se concluir que as universidades recebem anualmente diversos estudantes, muitos deles sem mínimas informações atreladas ao curso que escolheram e sem a devida orientação, restando clara que a crítica pode ser aplicada também ao Brasil.

3)        Eco delineia que uma tese é um trabalho datilografado, de grandeza média, variável entre as cem e as quatrocentas páginas, na qual o estudante trata um problema a uma certa área de estudos em que deseja se graduar. O estudo de eco se estende a todos estudantes universitários que, por acaso, têm menos oportunidades, seja por falta de tempo ou dinheiro, para arquitetar um bom trabalho científico, mas que têm a possibilidade de dedicar algumas horas diárias e almejem escrever um trabalho sério com uma tese que dê satisfação intelectual. Sim, há uma debate entre os textos, o autor do texto secundário expõe que Eco, em seu juízo, acredita que uma tese é sempre destinada à PhD, ou seja, tese de doutorado, que é feita por estudantes com idade mais avançada e com mais experiência no assunto específico. Sendo que a diferença é exatamente a crítica as universidades que impõe a elaboração de tese aos estudantes jovens, que acabaram por elaborar suas teses com base na conclusão dos estudos de outros e acabam por não revelar algum “fato novo”, diferentemente de objeto de profundas pesquisas, como é requisitado às teses de PhD.

4)        A tese de compilação é aquela em que o estudante demonstra ter examinado criticamente a literatura existente, fazendo um panorama do assunto, relacionando os diversos pontos de vista estudados. A tese de investigação é original, apresenta ideias novas, e é a utilizada no PhD, uma vez que o doutorando normalmente se dedica à jornada acadêmica. A investigação é mais longa e demanda mais experiência. Por isso, o acadêmico da graduação opta pela esse de compilação.

5)         Segundo Eco, existem algumas possibilidades no que diz respeito a como realizar trabalhos acadêmicos e teses. Ele cita a tese de 06 meses e a de 03 anos como exemplos, sendo que a de 06 meses deve encontrar um tema que possa ser abordado de modo “digno e sério” naquele período de tempo. No livro, Eco, dá uma espécie de fórmula para que a tese de 06 meses seja elaborada, qual seja: o tema deve ser circunscrito, o tema devem ser o mais contemporâneo possível ou marginal (menor quantidade de escritos a respeito do tema) e os documentos devem ser de fácil acesso.

6)        Eco sustenta que existem duas maneiras de fazer uma tese que sirva para depois do curso em que é realizada. A primeira trata sobre realizar uma investigação mais ampla que prosseguirá nos anos seguintes. A segunda trata sobre levar a tese feita em licenciatura para o âmbito profissional depois da formatura, isto é, utilizar aquele objetivo para aspirações futuras.

7)        Segundo Eco, as quatro regras para escolha do tema são: que o tema corresponda aos interesses do candidato; que as fontes a que recorre sejam acessíveis; que as fontes a que recorre sejam manuseáveis; e que o quadro metodológico da investigação esteja ao alcance da experiência do candidato.

8)         Conforme Eco, as diferença entre as teses monográfica e panorâmica é que, na primeira, o tema acaba se tornando mais restrito, fazendo com que o assunto seja elabora de forma mais minuciosa, enquanto na tese panorâmica, o autor da tese pode ser alvo de críticas por ter deixado de fora algo que os avaliadores consideram importante no contexto da amplitude do tema. Assim, a mais segura é a tese monográfica.  Eco afirma que é possível fazer com que uma tese panorâmica seja considerada mais segura, todavia, é necessário que o autor da tese limite seu campo, deste modo, o autor da tese escolheria certos autores e/ou assuntos para tratar em sua pesquisa.

9)        Sim, o texto “Metodologia da Pesquisa no Direito e Umberto Eco” procura localizar o leitor em um contexto. Se faz necessária a inserção de um autor/obra em um contexto para que as ideias e intenções sejam devidamente esclarecidas, a fim de que as informações explícitas e implícitas do tema do texto sejam devidamente compreendidas pelos leitores. Além disso, o texto secundário trás não só parte da história de vida de Umberto Eco mas, também, predominantemente, suas ideias literais.

10)        Umberto Eco diz “quanto mais se restringe o campo, melhor se trabalha e com maior segurança”. De acordo com o visto em aulas anteriores, ele estaria se referindo a tarefa de (marque a resposta certa):

a)        Indicação do tema

b)        Elaboração do problema de pesquisa

c)        Definição da delimitação temática

d)        Identificação das variáveis

11)          Sim, segundo Eco, há relação no que diz respeito à consequência de uma tese teórica realizada por um estudante de conhecimento/experiência científica limitada. Deste modo, se o aluno não possui as experiências científicas devidas, a tese teórica pode se desenhar com as mesmas problematizações das teses panorâmicas, uma vez que em temas amplos, como os abordados nestas teses, há uma possibilidade infinita e ilimitada de assuntos a serem tratados.

12)        Eco sustenta que o autor da tese pode utilizar-se de ideias e considerações de outros pesquisadores renomeados, mas sem limitar-se a reproduzir sua tese. O pesquisador contemporâneo pode apresentar uma visão crítica das teses desses autores ditos antigos.

13)        Eco resolve que o tempo mínimo para fazer uma tese é de 06 meses, porquanto depende de pesquisa bibliográfica, organização de trabalho e elaboração de fichas. Todavia, para que o trabalho seja feito neste tempo, o pesquisador deve escolher um tema atual, com bibliografia farta, ou valer-se de de pesquisas feitas em anos prévios. Ele conclui que esse período mínimo de 06 meses depende de muito mais dedicação e emprenho do que apenas uma hora por dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com