TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento como se faz uma tese Umberto Eco

Por:   •  22/11/2018  •  Resenha  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 8

CAPITULO 5

O capítulo 5 trata efetivamente da redação da tese e o Umberto eco ele inaugura esse capitulo perguntando

Para quem nós escrevemos a tese? A quem nos dirigimos? É ao nosso orientador? É a banca? A outros estudantes ou estudiosos que poderão consulta-la depois? A nós mesmos?

E ele vai esclarecer que não, a nenhuma dessas pessoas. A tese, segundo o autor, é dirigida a humanidade.

Por isso uma tese deve ter uma linguagem que possa alcançar tanto as pessoas no âmbito acadêmico, quanto à comunidade externa a esse meio. É a resposta a essa pergunta e que irá direcionar a forma expositiva a se dar ao trabalho e também ao nível de clareza interna que se pretende obter.

É claro, ele fala, que pelo rigor científico se deve ter uma linguagem adequada para a academia, mas que essa linguagem não seja inalcançável para as pessoas externas à comunidade científica.

COMO SE FALA

Uma vez decidido a quem se escreve, cabe resolver como se escreve. Problema difícil, segundo ele, que recomenda escrever a tese várias vezes ou escrever outras coisas antes de ataca-la, pois, nas palavras do autor, escrever é também questão de treino.

Por isso ele dá (o que ele define de) alguns conselhos muito gerais para se escrever o trabalho.

Primeiro: ele fala que, nada de períodos longos. Se ocorrerem registre-os, mas depois desmembre-os. E ele diz para não temer repetir o sujeito 2 vezes (mesmo que isso seja desaconselhado pelos manuais de “bem escrever”), mas evitar o excesso de pronome e subordinadas.

 Segundo: ele diz, abra parágrafos com frequência. Quando for necessário, para arejar o texto, mas quanto mais vezes melhor.

Depois, ele diz para escrever o que lhe vier na cabeça, mas apenas em seu rascunho. Posteriormente percebera que se afastou do núcleo do tema. Então elimine as divagações colocando-as em nota ou apêndice. Ele diz que a finalidade da tese e demostrar uma hipótese que se elaborou inicialmente e não provar que se sabe tudo.

Ele diz também, use o orientador como cobaia. Faça o ler os primeiros capítulos (e depois, aos poucos o resto) com boa antecedência antes da entrega da tese. As reações dele poderão ser de grande utilidade. Se o orientador for uma pessoa muito ocupada (ou preguiçosa) recorra a um amigo. Verifique se qualquer pessoa entende o que você escreveu. Não se faça de gênio solidário.

Terceiro: ele diz, defina sempre um termo ao introduzi-lo pela primeira vez, não sabendo defini-lo evite-o. se for um dos termos principais de sua tese e não conseguir defini-lo, abandone tudo. Enganou-se de tese (ou de profissão).

Não explicar os termos, segundo Umberto gera uma suspeita de que seus autores são muito inseguros, diferente daqueles que a cada passagem dão explicações. Ele dá exemplo dos grandes cientistas e grandes críticos, que são sempre claros e não se envergonham de explicar bem as coisas.  

Então a cada termo novo, ele diz que é de suma importância que o pesquisador tenha essa consciência de conceituar o novo termo que irá utilizar. Todavia, essa conceituação não será necessária quando o termo for parte do tema da pesquisa ou já conhecida do meio acadêmico, ou seja, um termo obvio. Mas no restante ele diz, que é de suma importância fornecer ao leitor todas as importâncias de que ele precisa.

SOBRE AS FIGURAS DE RETORICA

Ele diz, ou se usam ou não se usam. Se se usam é porque se presume esteja o leitor a altura de compreende-las e porque se supõe que com elas o assunto pareça mais incisivo e convincente. Daí não ser preciso envergonhar-se ou explicar tais figuras. Se se considera que o leitor é um idiota, não se recorre as figuras de retorica, pois utiliza-las, explicando-as, equivale a fazer o leitor de idiota. E este se vingara chamando de idiota ao autor.

EU OU NÓS?

Deve-se em a tese introduzir as opiniões próprias na primeira pessoa? Deve-se dizer “penso que...”? Ele Umberto não concorda. Para ele, dizer nós, pode presumir que o que afirmamos possa ser compartilhado pelos leitores. Escrever é um ato social; escrevo para que o leitor aceite aquilo que lhe proponho. Deve se evitar o pronome pessoal recorrendo a expressões mais impessoais como, “cabe, pois, concluir que”, “parece acertado que’, “dever se ia dizer que”, “e licito supor que “, conclui-se daí que”, etc. prefira usar expressões que não implicam nenhuma personalização do discurso cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com