TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias profissionais

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Anhanguera Uniderp

Competências Profissionais

Serviço Social

Atos da Silva Castelo                   RA: 379427

Ana Paula Magalhães da Costa    RA: 355936

Letícia Prado da Silva                  RA: 379195

Rejane Souza da Costa                 RA: 360823

Tutor à distância: Mª. Elisa Cléia Nobre

Corumbá/MS

14/04/2015

Antecedentes: Origem sob controle estatal.

Os Conselhos de fiscalização das profissões no Brasil teve sua criação, e seu funcionamento, em meados de 1950. E tinham por prioridade atender ao Estado, os Conselhos tinham caráter corporativo com uma função controladora e burocrática. O q desfavorecia os profissionais, que não tinham a liberdade de tomarem qualquer tipo de decisão sem o conhecimento ou a autorização do Estado.

A Lei 3252 de 27 de agosto de 1957, sendo, uma das primeiras leis a serem aprovadas na área social. Lei que regulamentou a profissão do serviço social.

Posteriormente em 1962 através do Decreto 994 de 15 de maio de 1962, no 6º artigo, que, a disciplina e fiscalização do exercício profissional seriam, de responsabilidade do CFAS (Conselho Federal de Assistentes Sociais) e do CRAS (Conselhos Regionais de Assistentes Sociais), atualmente chamados respectivamente de CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) e CRESS (Conselhos Regionais de Serviço Social).

Os conselhos no inicio, constituíram como entidades autoritárias, tendo sua fiscalização restrita a exigência da inscrição do profissional e ao pagamento do tributo devido. Tendo resistência por parte de alguns profissionais que não concordavam com as regras impostas, tão pouco, com a posição de subordinação adotada diante do Estado.

Surgi então, um processo reconceituação, o que resultou em mudanças na concepção de assistencialismo.

O Processo de renovação como divisor de águas o III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais), realizado em São Paulo em 1979, que ficou conhecido como o Congresso da Virada.

Após muitos debates conduzido pelo CFESS a classe, enfim, alterar o Código de Ética, vigente desde 1975, que foi o primeiro a ser ela elaborado pela ABAS (Associação Brasileira dos Assistentes Sociais) em 1948. Passando então a ser aprovado o novo Código de Ética Profissional em 1986.

Em 1991, o CFESS-CRESS necessitava de uma revisão da Lei de Regulamentação, que considerou e incorporou os pressupostos históricos, teóricos e políticos da formulação. O que resultou em vários eventos ocorridos entre 1991/1993: Seminários Nacionais de Ética, ENESS, VII CBAS e Encontros Nacionais CFESS-CRESS.

Mais somente em sete de junho de 1993, foi aprovada e concluída a revisão, o q eu assegurava aos profissionais, competências adequadas para uma intervenção mais eficaz, e consolidava a Lei 8662 em sete de junho de 1993. Através da união do CFESS-CRESS, e vários instrumentos normativos, que com mais vigor trabalhariam no Conjunto para a efetivação da fiscalização do exercício profissional.

Pode-se então afirmar que os instrumentos normativos, se mantêm articulados e coesos entre si: sendo eles; o Código de Ética, o Estatuto do Conjunto, os Regimentos Internos, o Código Processual de Ética, o Código Eleitoral, dentre outros, além das resoluções do CFESS das quais se destacam:

•        A Resolução 489/2006: que proíbe conduta onde haja descriminação ou preconceito por orientação e expressão sexual por pessoas do mesmo sexo.

•        Resolução 493/2006: Fala sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional, que permite os profissionais e aos serviços de fiscalização condições para o desempenho da profissão através da forma ética e técnica qualificada, junto aos usuários.

Resoluções que formam a base estrutural da fiscalização do exercício profissional, sendo importante sempre sua atualização.

A partir deste momento, muitos Encontros Regionais foram realizados a fim de realizar um Encontro Nacional, que buscava a criação da Política Nacional de Fiscalização (PNF), e também, incluíram a discussão discutir assuntos que iam além da fiscalização: ética, seguridade social, administrativo - financeira, comunicação, formação e relações internacionais.

A PNF se transformou em um instrumento fundamental que impulsiona e organiza as estratégias políticas e jurídicas conjuntas e unificadas para a efetivação da fiscalização profissional.

 A partir de 2007 com a atualização da PNF depois de 10 anos da sua aprovação resultou na Resolução CFESS 512 de 29/09/2007; manteve os pressupostos anteriormente definidos, mais elaborou também um Plano Nacional de Fiscalização que se apresenta como um instrumento político e de gestão. Data que passou ser conhecida e comemorada anualmente como o Dia do Assistente Social.

Lei 8.662 de sete de junho de 1993

 Após a aprovação da Lei 8.662/93 que revogou a 3252/57, o CFAS passou a ser Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) os CRAS passou a ser Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

A Lei 8.662/1993 é a regulamentadora do Assistente Social, e estabelece as competências e as atribuições privativas do mesmo, previstas, respectivamente, nos seus artigos 4º e 5º.

O Assistente Social possui uma profissão de caráter sócio-político, crítico, interventivo e multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais, utilizando a questão social como objeto de trabalho.

A Lei 8.662/1993 é a base da ação para os profissionais elaborar, executar e avaliar planos, programas, e projetos na área social. Tem o seu próprio Código de Ética e as resoluções aprovadas pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

As competências que dizem respeito às atividades exercidas pelo assistente social, estão explicitadas no art. 4º (nos incisos de I a XI) da Lei de Regulamentação da Profissão - Lei n. 8.662/9, de 7 de junho de 1993, e são as seguintes:

  • Planejar, organizar, administrar: benefícios e serviços sociais;
  • Planejar, executar, avaliar pesquisas (para análise de realidade social e para subsidiar a ação profissional).
  • Assessoria/consultoria: órgão público, empresas privadas, outras entidades;
  • Assessoria, apoio, defesa, exercício de direitos (sociais civis e políticos): movimentos sociais;
  • Implementar, elaborar, executar, avaliar: políticas sociais (junto à administração pública, empresas, entidades, organismos populares);
  • Elaborar, coordenar, executar, avaliar: planos, programas e projetos juntamente com a sociedade civil;
  • Providências: encaminhar, orientar – indivíduos, grupos, populações;
  • Orientar: indivíduos e grupos a identificar recursos, fazer uso, atender e defender direitos;
  • Realizar estudos socioeconômicos com o usuário: benefícios e serviços sociais;

Planejar, organizar, administrar: serviços sociais/unidades de serviço social.

Principais Aspectos Resolução Nº. 569, de 25 De Março de 2010

Entre os assistentes sociais, era comum a pratica de terapias, mais a partir da à regulamentação da na lei 8662/93 na resolução Nº. 569/2010 essa pratica deixou de fazer parte das atribuições do profissional do Serviço Social essa tipo de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com