TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Do Consumidor

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 1. (5,0 pontos) Imagine-se como um gerente de desenvolvimento de produtos de uma grande empresa brasileira de bebidas. Você é responsável pelo lançamento de um tipo de cerveja para cada uma das cinco diferentes regiões geográficas brasileiras. Desta forma descreva quais as características que cada cerveja teria para atender aos desejos e necessidades dos consumidores das regiões:

a) Sul;

b) Sudeste;

c) Norte;

d) Nordeste;

e) Centro-Oeste.

QUESTÃO 2. (5,0 pontos) Dê um exemplo de produto/serviço (diferente dos apresentados no texto acima) que faz sucesso em determinada região mais que em outras e explique o motivo. (Foque sobretudo nas características regionais).

Respostas

1)

a) No sul a aposta seria a inovação, ao lançar uma cerveja que é consumida em temperaturas mais elevadas, por ser uma região mais fria e já ter a cultura de tomar bebidas mais quentes.

b) No sudeste a cerveja seria um pouco encorpada, porém não tão forte e assim também alcançasse temperaturas baixas mais rapidamente. Isso, porque a região sudeste absorve um pouco das culturas de outras regiões para a sua própria, então seria importante ela ter um pouco de cada uma das lançadas nas outras regiões.

c) No norte a cerveja também seria um pouco mais fraca, de forma que alcançasse temperaturas baixas mais rapidamente, por também ser conhecido como uma região mais quente durante o ano.

d) No nordeste a cerveja seria mais fraca, de forma que alcançaria temperaturas baixas mais rapidamente, por ser uma região muito quente e não tão amarga, para combinar mais com as comidas típicas (que geralmente são de gosto mais forte), além de ser colorida e não só amarela, por ser a região mais conhecida por ser carnaval.

e) No centro-oeste a cerveja seria mais forte e encorpada, por ser uma região conhecida pelo jeito mais “bruto” de vida, famosa por rodeios, vida na fazenda e etc.

2) O chimarrão. Tal bebida é característica do sul do Brasil. Seu sucesso é maior no sul do que em outras regiões, especialmente por ser uma bebida quente, já que o sul é mais frio que em outras regiões. Além disso, trata-se de uma bebida estimulante, que elimina a fadiga, tendo-se o hábito de tomá-la todos os dias. É bem antiga, sendo que, antigamente, seu consumo era incentivado para se manter a população longe das bebidas alcóolicas. O chimarrão não é uma bebida mais famosa nas demais regiões, por estas, apresentarem climas mais quentes, além da falta de cultura por consumir esta bebida em específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com