TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento rganizatsionnoe: Oliveira e Caravantes

Tese: Comportamento rganizatsionnoe: Oliveira e Caravantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Tese  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 9

Após a leitura do texto: “Comportamento Organizacional: Princípios” de Karla Sampaio, assistir as vídeos aulas e realizar a leitura do PLT “Comunicação e Comportamento Organizacional, chegamos a conclusão que Comportamento Organizacional pode ser definido como uma área de conhecimento que recebe contribuições de múltiplas disciplinas das ciências comportamentais, a fim de estudar a área administrativa de uma empresa, sua estrutura, seu funcionamento, o desempenho das organizações e o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas, preocupando-se com o desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.

Sendo assim, busca por meio de pesquisas avaliar o efeito das ações dos indivíduos sobre os resultados de uma empresa, para que seja atingida uma gestão de qualidade, procurando aprimorar os processos organizacionais atrelado ao aumento da produtividade com garantia de qualidade dos produtos e serviços.

Ao estudar o comportamento humano seu foco está nas ações e atitudes do indivíduo, procura motivá-lo num clima eticamente saudável de forma a garantir melhor produtividade, realização pessoal e satisfação no serviço realizado, pois, entender como o indivíduo pensa e age e buscar formas de interagir e motivar é fundamental para as organizações que primam pela eficácia.

1.1 Quadro comparativo

Comportamento Organizacional por: Oliveira e Caravantes

Para Wellington Oliveira em seu texto “Definição de Comportamento Organizacional” publicado em 11 de fevereiro de 2013 no site www.administradores.com.br, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho destas organizações de forma geral. www.administradores.com.br

Já para Caravantes em seu livro “Teoria Geral da Administração Pensando e Fazendo” Comportamento Organizacional é a área que estuda o comportamento e atitudes dos colaboradores de uma determinada empresa. Tem como objetivo analisar os seus interesses, necessidades, afetividade e insatisfação. Teoria Geral da Administração Pensando e Fazendo

2. TEORIA GERAL DE SISTEMAS

Com o crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano através dos tempos, houve uma maior especialização, gerando uma necessidade de desmembramento de processos nas organizações, uma vez que se tornou praticamente impossível uma única pessoa absorver todas as informações dos vários ramos do conhecimento. O marco histórico deste momento de especialização foi a Segunda Guerra Mundial, quando houve a necessidade de formar especialistas em diversas áreas, a fim de solucionar os problemas surgidos.

Surge então a Teoria Geral de Sistemas formulada e desenvolvida pelo economista Kenneth Boulding e pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy.

Segundo Caravantes em seu livro Teoria Geral da Administração – Pensando e Fazendo, sistema é uma entidade composta de partes inter-relacionadas, com um objetivo único, ou seja é composta por partes que se relacionam entre si que dependem uma das outras para que seja alcançado o objetivo traçado.

Kenneth Boulding durante a formulação de sua teoria, agrupou e hierarquizou os sistemas segundo a sua complexidade e sugeriu oito níveis, entre eles o Sistema Aberto e o Fechado.

2.1 Sistema Aberto e Sistema Fechado

Sistema Aberto Sistema Fechado Fonte de Pesquisa

O Sistema Aberto tem como principal característica o seu inter-relacionamento com o ambiente exterior e deve ser entendido como a dupla capacidade de influenciar o meio externo e por ele ser influenciado. A principal característica do Sistema Fechado pode se resumir em um sistema estático, ou seja não interage com o ambiente exterior, devido a isto não tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até de auto-reprodução. Caravantes

Geraldo R.

Teoria Geral da Administração

CAPITULO 2

2. VELOCIDADE E EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

2.1 Conceito de Inovação

Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias.

Para a definição de inovação, foi realizada uma pesquisa com 20 pessoas, na qual foi abordado o tema: Inovação e sua importância nos dias atuais.

A pesquisa foi aplicada aos colaboradores de uma empresa situada às margens da Rodovia Presidente Dutra, nas proximidades da cidade de Guararema, com faixa etária variando entre 18 e 50 anos.

QUESTÕES INCIDÊNCIA DE RESPOSTAS

Para você, o que vem a ser inovação ?” 75%

inovação é fazer algo novo, inventar alguma coisa nova

20% Transformar algo que já existe em algo muito melhor

5% Fazer algo como nunca foi feito antes, mudar para melhorar

Em sua opinião, porque é importante inovar ? 60% Porque é preciso sempre ter coisas novas sendo oferecidas

35% Para poder melhorar os produtos que são oferecidos

5% Porque é uma possibilidade de a empresa aumentar seus lucros, vender mais

Em sua opinião, qual seria o objetivo principal para uma organização investir em inovação? 60% Criar um produto ou serviço novo para garantir que vai continuar vendendo e sua empresa continuar a ter sucesso

20% Oferecer produtos e serviços de qualidade que ainda não tenham no mercado para aumentar os lucros

15% Para aumentar suas vendas e não ter que fechar as portas

5% Para ter vantagem na hora de disputar no mercado com seus competidores

Para você o que é necessário para inovar? 20% Ser criativo e transformar sua idéia em produto

5% Para inovar é preciso ter uma idéia nova, ver se ela ainda não existe no mercado e investir para que ela se transforme no produto ou serviço pensado

75% Não quis ou não soube opinar

Com base na pesquisa realizada, no estudo do Capítulo 4: “Um mundo em mudança” e assistir as vídeo aulas, podemos dizer que com as mudanças que vem ocorrendo de forma rápida e a competitividade cada vez mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com