TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicados de imprensa da classificação de empresas mais sustentáveis

Artigo: Comunicados de imprensa da classificação de empresas mais sustentáveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Imprensa divulga ranking de empresas mais sustentáveis

De acordo com a matéria publicada em junho de 2012 no site focandoanoticia.com.br acesso em: 04.10.2012, o portal Imprensa divulga pelo quinto ano consecutivo a lista com as empresas mais sustentáveis no Brasil. Em primeiro lugar destaca-se a empresa no ramo de indústria de cosméticos, a Natura.

O executivo Marcelo Cardoso, vice-presidente da Natura, apresentou o projeto desenvolvido pela empresa na Amazônia para a extração de matérias-primas e ativos utilizados na produção de cosméticos de forma sustentável e em parceria com as comunidades locais. O projeto reúne mais de 3 mil pessoas de 32 comunidades da Amazônia. A empresa já investiu R$ 150 milhões e a ambição é estar em 10 anos com 10 mil famílias e um investimento de mais de R$ 1 bilhão na região.

Cardoso reconhece que apesar do prestigio da empresa junto aos consumidores e ao mercado, que esse modelo de produção representa uma pequena parcela dos negócios da Natura. A empresa usa biodiversidade em boa parte dos produtos, 80% das fórmulas são vegetalizadas e o volume de negócio que a empresa gera para a Amazônia na Amazônia é muito menor do que o negócio Natura. (Entrevista extraída do site g1.globo.com, acesso em: 04.10.2012).

De acordo com a política de uso sustentável da biodiversidade, pesquisa no site da empresa, a mesma busca unir de forma inovadora, a ciência e o conhecimento tradicional para pesquisar e transformar a riqueza da biodiversidade em novos produtos e conceitos. A empresa reconhece a necessidade de conservar a diversidade biológica existente e a sua contribuição na conservação dos ecossistemas se dá pelo reconhecimento e exploração sustentável do território para a inovação existente em seu patrimônio genético.

A opção da Natura por utilizar espécies vegetais em seus produtos, tem como objetivos principais disponibilizar insumos com diferenciais competitivos e promover a conservação da diversidade biológica local e o desenvolvimento dos grupos humanos envolvidos nesse esforço.

CONCLUSÃO

Após a minha pesquisa no site da empresa, achei muito interessante a iniciativa que a Natura tem na sua linha de produtos Ekos. Além das matérias-primas buscarem a biodiversidade brasileira em suas fórmulas, a empresa também emprega a reciclagem em suas embalagens.

O plástico utilizado nas embalagens de condicionadores e refis são produzidos com tecnologia brasileira a partir do etanol da cana-de-açúcar, uma fonte 100% renovável. Este plástico verde reduz a emissão de gases de efeito estufa.

Descobri também que a partir de 2011 a empresa aumentou de 3% para 40% a quantidade de papel reciclado pós consumo utilizados na produção dos cartuchos que embalam seus produtos. Com essa iniciativa, cerca de 250 toneladas de papel descartadas por ano, pela sociedade, e que iriam para o lixo, passam a ser recicladas, gerando uma economia de 20.500m3 de água e ainda impedindo que 23 toneladas de carbono sejam emitidas.

REFERÊNCIAS:

FOCANDO A NOTICIA. Disponível em: www.focandoanoticia.com.br. Acesso em: 04.10.2012.

G1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com