TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Marketing

Ensaios: Conceitos De Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de marketing

Basicamente o conceito de marketing é definido pelas atividades, aplicações institucionais e processos que visam a criação, promoção e divulgação de ofertas com a finalidade de efetuar a divulgação de conceitos que beneficiam todo e qualquer tipo de transação dessas ofertas, com o propósito de oferecer benefícios para clientes, parceiros e instituições.

Os conceitos de marketing surgiram de forma autônoma no final do século XIX, quando a ascensão da economia começou a ser vista como ciência, e serviram como bases dos estudos de marketing.

Oferta, demanda, desejo e necessidade.

A oferta exige do profissional de marketing que possa tentar compreender as necessidades do mercado-alvo, seus desejos e suas demandas.

Necessidades descrevem exigências humanas básicas. As pessoas precisam de comida, ar, água, roupa e abrigo para poder sobreviver. Elas também tem uma necessidade muito grande de recreação, educação e entretenimento. Essas necessidades se tornam desejos quando são dirigidas a objetos específicos capazes de satisfazê-las. Um norte americano necessita de comida, mas deseja um hambúrguer, batatas fritas e um refrigerante. Um habitante das Ilhas Maurício necessita de comida, mas deseja uma manga, arroz, lentilhas e feijão. Desejos são moldados pela sociedade em que se vive.

Demandas são desejos por produtos específicos apoiados por uma possibilidade de pagar. Muitas pessoas desejam um Mercedes, mas apenas algumas podem e estão dispostas a comprar um. As empresas devem medir não apenas quantas pessoas desejam seu produto, mas também quantas efetivamente estão dispostas e aptas a adquiri-lo.

Essas distinções esclarecem a freqüente acusação de que “os profissionais de marketing criam necessidades” ou “os profissionais de marketing fazem com que as pessoas comprem coisas que não querem”. Profissionais de marketing não criam necessidades: as necessidades existem antes dos profissionais de marketing. Os profissionais de marketing, paralelamente a outras influencias da sociedade, influenciam desejos. Eles podem promover a ideia de que um Mercedes satisfaz a necessidade de status social de uma pessoa. Eles não criaram, entretanto, a necessidade de status social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com