TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de funções administrativas

Tese: Conceitos de funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

Conceitos de Funções Administrativas:

Frederick Taylor, já na escola de Administração Científica, utilizava quatro princípios básicos: planejamento, preparo (hoje, organização), controle e execução. Estes princípios eram considerados em relação à tarefa. Henry Fayol empregava, embora em relação às tarefas administrativas, os princípios previsão, organização, comando, coordenação e controle. A evolução das teorias trouxe, naturalmente, uma evolução na conceituação dos princípios de administração. Assim sendo, hoje, quatro princípios são considerados de fundamental importância nas Teorias da Administração, são eles planejamento, organização, direção e controle, conforme veremos abaixo.

Planejamento.

Planejar é fundamental para a empresa em qualquer nível que ela se encontre, indicará as linhas que a empresa seguirá para ter o máximo de acertos em relação a sua real existência.

Conforme “Filipe Sobral, Alketa Peci 2. ed. 2013 p 195” o planejamento é responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito – objetivos – e como deve ser feito – planos. Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Já os planos são guias que indicam o que deve ser feito, especificando os recursos e as ações necessárias para alcançar os objetivos.

Citação:

Sobral, Filipe; Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral, Alketa Peci – 2. ed. – São Paulo – Pearson Education do Brasil, 2013.

Organização.

Em uma empresa deve-se organizar para realizar funções determinadas que alcancem o objetivo desejado, tendo em vista que uma estrutura organizada poupa tempo e recursos de uma entidade.

Segundo “Monica Maria Silva, 2010 p 151, 152” organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa.

Citação:

Silva, Monica Maria; fundamentos da administração: ciências contábeis I – São Paulo – Pearson Prentice Hall, 2010.

Direção.

A direção deve ser feita por lideres para direcionar os envolvidos no trabalho a realizar as funções desejadas pela empresa, pessoas tendem a seguir o que é mais fácil e viável para elas, por isso a direção tem que ser feita com clareza e objetividade para facilitar que suas atividades sejam alcançadas.

Conforme “Filipe Sobral, Alketa Peci, 2008 p 199” inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável pela orientação das pessoas para um propósito comum. Para isso, é necessário entender suas necessidades, motivá-las, liderá-las, e criar as condições de trabalho para que elas se sintam satisfeitas e comprometidas com a organização.

Citação:

Sobral, Filipe; Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral, Alketa Peci – São Paulo – Pearson Prentice Hall, 2008.

Controle.

O controle deve ser feito para termos uma visão real do que foi estabelecido no inicio e assim analisarmos como devemos tomar decisões em relação as atividades, se estas estão sendo corretamente aplicadas, podendo ou não direcionar os envolvidos em uma nova ação, para que se tenha o objetivo desejado alcançado.

Segundo “Monica Maria Silva, 2010 p. 152” o controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejamento com o que está sendo realizado. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

Conceito de patrimônio:

Segundo “José Manoel da Costa, 2009, p. 43” se você usar o dicionário, esse mesmo que você usa em casa para descobrir o significado de qualquer palavra, deverá encontrar as seguintes definições para patrimônio: “Herança paterna. Bens de família”. Mais adiante define como direito: “Complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse e tudo ou mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica”. E como contabilidade: “A parte jurídica e material azienda” (Ferreira, 1994, p. 488) Todas essas definições você encontrará sem a utilização de nenhum livro de contabilidade.

Quando vemos patrimônio como objeto de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com o nosso aprendizado. Segundo Padoveze (2000, p.36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com