TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção bancaria da educação

Por:   •  11/5/2015  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEPÇÃO BANCARIA DA EDUCAÇÃO

  Meu entendimento ao que se refere à concepção bancaria da educação, é que o Estado e a elite dominadora usam de repressão, opressão, e manipulação para uma contenção da população. Não importa o quão democrático seja o regime político do país, pois o Estado usa por meio da opressão educacional, para gerar cada vez menos pensadores, menos criadores, e subsequentemente, menos opositores do Estado e da elite.

  É interesse do Estado fazer com que permaneça nas salas de aulas eternos alunos, quando temos que ter em todas as salas de aula verdadeiros estudantes, críticos, capazes de contestar, e expor ideias, e ideais, com sede de aprender, e com luz, que falta ao aluno.

  Na concepção bancaria da educação, os professores, que são ferramentas essenciais ao desenvolvimento de todo e qualquer país, não estimulam a criatividade e senso crítico dos alunos. Depositam a informação nos alunos, de tal forma que os alunos somente absorvem aquelas informações, e não são estimulados à interagirem nos temas, basicamente as informações chegam aos alunos de forma bem resumidas.

  Os estudantes precisam deixar de serem meros espectadores, e consumirem, criticarem e interagirem conscientemente com as informações, sejam elas qual forem.

  Com as pessoas sendo educadas para serem fantoches, a elite e o Estado manipulam os cidadãos sem senso crítico, oferecendo para esses cidadãos uma promessa de liberdade, os colocam na linha de frente pra se tornarem peões de um jogo de xadrez, para se manifestarem por uma luta sem real ideal, com isso os cidadãos se doam para uma luta que so vai gerar vitória para a própria elite e para o Estado. O cidadão já está tão manipulado pelo sistema, que defende o sistema imaginando estar contra, tendo a intenção de se opor ao sistema, sabendo da necessidade de que haja um levante, acaba se levantando e entrando numa luta manipulada.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com