TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflito, Negociação

Dissertações: Conflito, Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

houve crescimento no fluxo de turistas na região, fazendo com que o comércio local crescesse e aumentasse a oferta de empregos. Diante das oportunidades de emprego advindas do crescimento do Município e pretendendo o aumento da renda familiar, muitas trabalhadoras conseguiram emprego, entretanto não têm como deixar os filhos pequenos e nem possibilidade de pagar alguém para cuidá-los, surgindo, a necessidade de um local apropriado para seus filhos ficarem enquanto trabalham. Sabe-se, não faz muito tempo somente o homem trabalhava para sustentar a família, cabendo a mulher os cuidados da prole e da casa. Portanto, com o ingresso das mulheres no mercado de trabalho tornou-se necessária a existência de creches gratuitas para atender a comunidade carente. Em decorrência criou-se um conflito entre a Municipalidade, que alega não dispor de recursos para a construção imediata de creches, mas que vai buscar junto ao Governo Federal, e a comunidade carente que exige solução para o exercício de seus direitos. Foram realizados debates na Câmara Municipal de Vereadores com as partes envolvidas, reuniões no Conselho Municipal de Educação e audiências públicas, na tentativa de resolver este conflito, todavia ainda não houve solução.

Resposta:

Foram identificados no referido conflito o município X como parte atuante no processo de desenvolvimento local que culminou em um impasse. Portanto, surge como primeira parte do conflito o Ente público municipal, e como segunda parte, encontra-se a comunidade carente daquela região, afetada pelo impasse a ser solucionado. Ademais, como terceira parte, surge o Governo Federal, sujeito não potencialmente afetado nesta relação.

Diante do crescimento econômico do município X, a relação conflituosa se fez presente a partir do aumento do turismo e do comércio da região e a consequente oferta de empregos, fazendo com que surgissem oportunidades de emprego às mulheres da região, que por sua vez buscam o aumento da sua renda familiar. Assim, percebe-se um impasse: a ausência de creches gratuitas para as mães que não possuem outros meios para resguardarem seus filhos enquanto trabalham. Entretanto, a alegação do ente municipal de não possuir recursos suficientes para a solução desta reivindicação apresentada pela comunidade, ocasionou no surgimento de um conflito entre o ente público e a comunidade carente local no que tange aos direitos desta última. Na tentativa de solucionar o respectivo conflito, o ente municipal pretende buscar junto ao governo federal verbas para a construção das referidas creches. No entanto, foram realizados vários debates entre algumas instituições públicas do município e a comunidade, mas ainda sem consenso e sem definição para a resolução deste impasse. Desta forma, a negociação permanece em andamento, porém, o conflito não possui prazo definido perante a urgência no atendimento da solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com