TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências sociais da concentração populacional nas cidades

Tese: Consequências sociais da concentração populacional nas cidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são as conseqüências sociais da concentração da população nas áreas urbanas?

Resposta: Podemos dizer que as conseqüências são várias, dentre elas positivas e negativas. Positivas temos: moradia próxima do trabalho, diversas opções de comércio e em uma cidade bem estruturada, uma melhor qualidade de vida. Negativas: poluição, trânsito, gastos exorbitantes com imóveis mediante a localização na cidade.

2) Qual o principal alvo dos novos movimentos sociais e as características desse movimento?

Resposta: Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses.

3) Faça uma análise sobre as conseqüências dos últimos movimentos sociais ocorridos no Brasil.

Resposta: A iniciativa de gerar movimentos sociais se estruturada, é de suma importância para a libertação de uma sociedade em um determinado assunto. No Brasil, vimos as manifestações contra o aumento da passagem no transporte público em várias regiões do país. Porém passamos por períodos de união e tensão ao mesmo tempo com a saída dos brasileiros às ruas do país. É possível observar que com o governo inconfiável que temos, ainda falta muito para o Brasil evoluir da forma que queremos, mas estas manifestações obtiveram alguns resultados como conseqüência. Tivemos a atenção dos governos que como única alternativa foi rever alguns itens dos tópicos propostos na manifestações, porém o que mais se afixou em nossas mentes é a lembrança dos arruaceiros que se aproveitaram deste fenômeno para instalarem a desordem e o caos. Com isso podemos afirmar que os brasileiros "acordaram" em um determinado período de tempo, porém somos novatos nesta modalidade de exigências que se realizada da maneira correta, pode mudar em muito o rumo do nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com