TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabeis

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERIZAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BRASIL E A

IMPORTÂNCIA DA EVIDENCIAÇÃO NOS INFORMES CONTÁBEIS

O objetivo da pesquisa realizada é caracterizar a Governança Corporativa no Brasil, relacionando a mesma com a importância da evidenciação nos informes contábeis.

Os autores explicam na introdução do artigo que no Brasil a governança corporativa ainda é considerada uma matéria nova no meio acadêmico, mostram também que uma das razões são as diferentes abordagens que esse tema pode proporcionar. Alguns exemplos de abordagens que são citadas pelos autores: estratégica, societária, jurídica, ética, social, ambiental, etc. A governança corporativa encaixa-se na criação de mecanismos de controle que garantem o retorno financeiro de acionistas e credores.

A pesquisa realizada pelos autores é quantitativa, mostrando por meio de tabelas e gráficos o que seria a governança corporativa. A metodologia utilizada foi pesquisa teórica segundo os métodos dedutivo e dedutivo-hipotético, onde foram feitas leituras de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, órgãos de classe e partes interessadas. Segundo os autores, a pesquisa bibliográfica que já foi produzida e registrada sobre o tema, colocou-os em contato com o mesmo, validando seus esforços.

Os autores consideraram que o objetivo da pesquisa foi alcançado, porque eles conseguiram explorar alguns temas da governança corporativa que é praticada no Brasil, também consideraram-na como um tema de grande importância na Contabilidade.

Os autores utilizaram muitos livros para a sua pesquisa, dois deles estamos utilizando na matéria de Teoria da Contabilidade, são eles: Hendriksen e Van Breda, e Sergio de Iudicibus os dois de título Teoria da Contabilidade.

Artigo disponível em:http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos62006/354.pdf – último acesso 26 de janeiro de 2015, às 14:36.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com