TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabeis

Por:   •  13/5/2015  •  Dissertação  •  2.692 Palavras (11 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos evidenciar dois grandes personagens, o empresário e o profissional contábil, aonde ao compararmos a visão do empresário tem de seu contador primeiramente devemos estabelecer um elo entre as duas partes.

O empresário como sendo o tomador de serviços tem a necessidade de contratar um profissional que está habilitado a organizar, orientar e até mesmo representá-lo junto a sociedade. Por outro lado o contador deve estar apto a atender os anseios de seu contratante, criando assim a ligação entre ambos. Mostrando então a real importância dos mesmos, já que o empresário depende inteiramente dos serviços do contador para manter sua empresa legalmente perante a sociedade e todos os órgãos superiores, e o contador precisa de tais clientes, já que são os mesmo que garantem seu lucro mensal.

Além de destacar tais partes, colocaremos em evidencia nossa opinião referente às melhorias seja no escritório contábil que presta serviço a qualquer entidade ou organização, ou em alguma empresa, sendo essa um comentário de quem está totalmente do lado de fora. E por fim citaremos e apontaremos a essência de toda e qualquer empresa ter em foco uma missão objetiva e uma visão ampla de negócios.

2 TRANSCRIÇÃO DO QUESTIONARIO PARA O PRESTADOR DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Segue abaixo as perguntas com as suas devidas respostas, feitas para um profissional que presta serviço diariamente em um escritório contábil:

1- Qual a formação do responsável pela contabilidade?

Sou bacharel em Ciências Contábeis, e pós-graduado em finanças empresariais.

2- Qual o tempo de atuação ma profissão?

Atuo a mais de quinze anos, porém há doze anos que assino, ou seja, possuo CRC.

3- Porque escolheu a profissão contábil?

Meu pai desde que nasci possui um escritório que presta serviços contábeis, fui influenciado desde pequeno a seguir os negócios da família; e claro, com o tempo aprendi a gostar dessa profissão cercada de números e obrigações.

4- Realizou curso de aperfeiçoamento profissional durante o curso de graduação? (pergunta não se aplica a técnico e contabilidade).

Não achei necessário já que eu já trabalhava na área, e já tinha uma grande noção sobre contabilidade, mesmo antes de começar minha faculdade.

5- Já exercia atividade contábil durante o curso de graduação? (pergunta não se aplica a técnico em contabilidade)

Sim, exercia a profissão uns três anos antes de começar a faculdade, e continuei exercendo durante o curso.

6- Qual a importância da profissão contábil na sociedade?

A importância é enorme, tanto as pessoas físicas, quanto as jurídicas, somos nós que cuidamos de toda aquela parte burocrática, e que ‘cuidamos’ do patrimônio alheio, o profissional contábil merece créditos na sociedade já que, muito mais que prestar serviços, aconselhamos e mostramos como agir diante a uma entidade.

7- Qual a relação entre a contabilidade, a administração e o empresário?

Simples. A contabilidade analisa e fornece todos os relatórios e dados para que o empresário possa fazer uma administração mais séria e clara dentro da sua empresa.

8- Como está composto o seu mix de clientes? Qual o porcentual de clientes indústria, comercio ou prestação de serviço?

Em meu mix, tenho 55% de comercio, 20% de indústria e 25% de prestação de serviço.

9- Quais as demonstrações contábeis são entregues mensalmente aos clientes?

Mensalmente entregamos apenas o relatório do faturamento para as empresas que solicitam, aos demais clientes apenas entregamos os relatórios quando solicitados, só no final do ano entregamos as demonstrações quando encerrado o período anual, dentre as demonstrações o balanço patrimonial, a DRE, DMPL, DLPA, dentre outras.

3 OPINIÃO DO GRUPO REFERENTE AO QUESTIONARIO DO PRESTADOR DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

O profissional contábil tem papel fundamental na sociedade, não diferenciando se atende a pessoas físicas ou jurídicas. Referente às empresas o papel do contador é de destaque e de extrema importância e responsabilidade, sendo ele que detém sempre em primeira mão as informações das entidades.

Um profissional contábil denominado contador ou técnico em contabilidade, dependendo do curso realizado precisa estar sempre bem atualizado para que possa interpretar as informações disponíveis que surgem a toda hora. Sua divulgação de informações também facilita a tomada de decisões dos gestores nas organizações.

O profissional contábil deve inclusive estar preparado para a participação nos eventos ocorridos referente às decisões e mudanças do patrimônio das entidades, podendo visar e corrigir os possíveis problemas ou dificuldades futuras, baseadas nos relatórios gerados pela contabilidade.

Enfim, o profissional que atua em qualquer prestadora de Serviços Contábeis é essencial, já que com sua colaboração é possível uma administração mais eficaz e correta, e também facilitando a parte burocrática em inúmeras ações diárias.

A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões. (MARION, 1986, p 30)

4 TRANSCRIÇÃO DO QUESTIONARIO PARA A EMPRESA

1- Qual a atividade econômica da sua empresa?

Minha empresa é Revendedora de Peças Automotivas

2- Qual o número de colaboradores (sócios e empregados)?

Somos dois sócios e mais cinco empregados.

3- A escrituração contábil é efetuada na própria empresa ou em escritório terceirizado?

Em escritório terceirizado.

4- Em sua opinião, para que servem as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com